Baianos brilham na estreia do ITF BT400 em Feira de Santana
Duplas locais avançam no masculino e desafiam gigantes do beach tennis mundial
Feira de Santana Notícias 24h - A primeira rodada da chave principal do ITF BT400 de Feira de Santana, disputada na última quinta-feira (17) na Academia Smash, foi marcada por jogos de tirar o fôlego. O torneio, um dos mais importantes do mundo na modalidade Beach Tennis, distribui US$35 mil em premiação e soma 470 pontos no ranking mundial.
Representando bem a Bahia, duas duplas masculinas locais avançaram às oitavas de final. Augusto Oliveira e Murilo Valadares superaram a forte dupla francesa formada por Paul Gotarda e Maxiem Moretto, ambos no Top 50 do ranking mundial, com parciais de 6/4 e 6/3. Agora, enfrentam os italianos Dario Jublin e Andrea Veronesi, que surpreenderam ao eliminar os cabeças de chave 7, o italiano Diego Bolettinari e o francês Mathieu Guegano.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Tivemos uma estreia difícil, tentando entender as condições de jogo, da quadra e bola. Agora é ir se adaptando e melhorando a cada rodada. A torcida foi muito importante durante o jogo, conseguiram dar uma energia extra em meio ao calor de Feira de Santana", comentou Valadares.
Outro duelo emocionante foi o confronto totalmente baiano entre os qualifiers Lucas Cavalieri e Matheus Giovannini, que venceram Silas Cerqueira, atleta feirense, e Paulo Kienby, de Salvador, por 6/4, 4/6 e 10/8.
"Jogar com atleta da casa, torcida frenética, não é fácil, mas fomos resilientes. Nenhum jogo com vantagem está perdido", disse Giovannini. Cavalieri completou: "Feliz demais com o trabalho que estou fazendo, sendo persistente. Foi um jogo de muitos erros, mas mantivemos a cabeça erguida e pensando positivo."
Eles agora encaram ninguém menos que a dupla número 1 do mundo, formada pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto. Os líderes do ranking passaram por um verdadeiro teste na estreia ao salvarem dois match-points e vencerem por 1/6, 6/1 e 13/11 os brasileiros Mateus Bueno e Davi Ballerini, somando sua 21ª vitória consecutiva.
"Jogo muito difícil. No super tie-break, foram muitas bolas na fita. Sorte para os dois lados", afirmou Gianotti.
A dupla cabeça de chave número 2, composta por Andre Baran e Michele Cappelletti, venceu com tranquilidade os italianos Mattia Bazzi e Filippo Boscolo por duplo 6/1. Eles agora enfrentam os qualifiers Tristano Fratolilo (ITA) e Augusto Russo (BRA).
No feminino, as favoritas também confirmaram o favoritismo. As bicampeãs mundiais Rafaella Miiller e Patrícia Diaz venceram Anna Oliveira e Rafaela Narzin por 6/1 e 6/2. Na próxima fase, encaram Agatha Wanderley e Yasmine Aires. As cabeças de chave 2, Sophia Chow e Vitória Marchezini, fizeram 6/2 e 6/3 sobre Maria Gilli e Marina Ohono, e agora jogam contra Giulia Trippa e Michela Romani, da Itália.
Programação desta sexta-feira (18)
A sexta-feira promete ainda mais emoção com os confrontos das oitavas de final a partir das 9h30. As quartas de final começam a partir das 15h30. As semifinais estão marcadas para sábado (19), às 9h30, e as finais ocorrem no mesmo dia: às 18h no feminino e 19h no masculino, com transmissão ao vivo pelos canais ESPN, Disney+ e PlayBT no YouTube.
Além do BT400, a Academia Smash recebe o ITF BJ100 Juvenil nos dias 19 e 20. Entre os dias 17 e 20, acontece também o torneio amador, com categorias A, B, C e D nas Duplas Masculina, Feminina e Mistas, além das faixas etárias 40+, 50+ e 60+ dos Masters. Ao todo, 18 quadras estão sendo utilizadas nas competições.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.