Jovens baianos ganham competição mundial da NASA com projeto ambiental

EducaçãoNASA

Jovens baianos ganham competição mundial da NASA com projeto ambiental

Um dos membros da equipe ressalta a importância do incentivo às novas gerações

Crédito: Thiago Sampaio /Ascom LBV

Um projeto sustentável criado por alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou em 1º lugar na maior maratona de Inovação do Mundo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A competição aconteceu em 2020 e, por conta da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, a visita dos alunos na sede da NASA, em Washington, nos Estados Unidos, ficou para março. O Brasil foi destaque entre 2.076 projetos ambientais.

O grupo de pesquisa desenvolveu o projeto Ocean Ride, um dispositivo que fica acoplado em embarcações e ajuda na limpeza dos oceanos. Apelidado de "Dendê", o peixe-robô tem 50 cm e foi criado para atrair e captar micro resíduos plásticos, que quando são ingeridos por animais marinhos comprometem a vida animal e humana.

Um dos jovens pesquisadores, Antônio Rocha, 23 anos, veio de uma comunidade simples localizada na cidade baixa de Salvador, no bairro da Ribeira. Quando tinha 6 anos, foi atendido pela unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) da mesma região. Ele contou que foi despertado e estimulado a cuidar do meio ambiente ainda na infância: "Refletindo sobre como um estudante de administração acabou se envolvendo num projeto de sustentabilidade, me lembrei da minha passagem pela LBV. Lá fui provocado diversas vezes, em diversos momentos, a pensar em sustentabilidade, em meio ambiente, aos cuidados que a gente deve ter com ele. Lembro de ter sido uma criança muito empenhada nessas coisas, a gente fazia brincando e, ainda sim, aprendendo bastante coisa. Acredito que isso deixou uma semente em mim, na minha forma de pensar e hoje eu vivo para além do desenvolvimento do meu projeto. Penso em iniciativas de melhor impacto para o meio ambiente", destacou Antônio.

Acordo histórico

Inclusive, depois de 15 anos de negociações, países das Nações Unidas estabeleceram um pacto considerado vital para salvar o ecossistema marinho nesse mês de março. Segundo ambientalistas, este pacto é vital para garantir o desenvolvimento sustentável, reverter a perda de biodiversidade dos mares e principalmente para salvar o ecossistema marinho. A meta é colocar 30% dos mares sob proteção até 2030. Para que isso ocorra, será preciso que anualmente 11 milhões de quilômetros quadrados no mar estejam protegidos, segundo o Greenpeace.

Consciência Socioambiental

Por acreditar que as novas gerações podem reverter essa realidade, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove a Consciência Socioambiental por meio de ações práticas que estimulam uma cultura de sustentabilidade. Temas ligados à preservação da Natureza e ao não desperdício dos recursos naturais, bem como ao comportamento sustentável, são desenvolvidos com o intuito de ajudar a minimizar os impactos ambientais e contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.

Protagonismo infantojuvenil

A propósito, entre os dias 20 e 25 de março, ocorre em todo o Brasil a abertura do 20º Fórum Internacional Infantojuvenil da LBV, com o tema "Cuida da Vida, cuida da Terra e cuida de nós: somos todos Natureza!", uma iniciativa prática da Pedagogia do Afeto*, da Instituição, em que os pequeninos são os protagonistas. O tema foi escolhido pelas próprias crianças e norteará, ao longo deste ano, uma série de atividades e ações a serem desenvolvidas nas escolas e unidades socioeducativas da Entidade, em favor do meio ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/