Prefeitura distribui 240 mil livros durante lançamento de programa voltado à alfabetização
O lançamento do programa ocorreu na Escola Eurides Franco Lacerda, no bairro Conceição
O lançamento do programa ocorreu na Escola Eurides Franco Lacerda, no bairro Conceição, com a presença de representantes da Secretaria de Educação, idealizadores do projeto, o prefeito José Ronaldo, e o secretário e vice-prefeito do município, Pablo Roberto, que anunciou a distribuição de aproximadamente 240 mil módulos para todas as unidades da rede municipal.
O secretário Pablo Roberto, em entrevista ao Folha do Estado, reforçou que os estudantes farão avaliações ao longo do ano, também haverá um processo de formação continuada dos professores, a fim de alcançar melhores notas no Ideb 2025 (Índice de Desempenho da Educação Básica).
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"Todos que nos acompanham sabem que ainda temos uma dificuldade no processo de alfabetização, principalmente com os alunos das séries iniciais, e por conta disso estamos reorganizando essa metodologia, lançando hoje esse programa, que irá avaliar os alunos logo no início do ano. Lembrando que este ano é muito importante, pois teremos a avaliação do Ideb, e na medida que avaliamos, percebemos a dificuldade e trabalhamos de forma individualizada para que ele possa reorganizar as suas habilidades, e assim teremos um desempenho maior", enfatizou o secretário.
Keila Braga, uma das articuladoras deste programa, destacou que o 'Novos Caminhos da Educação' vai trabalhar em parceria com o 'Educar para Valer'."Este material que está sendo lançado hoje e distribuído é estruturado para trabalhar as habilidades por bimestre, em Língua Portuguesa e Matemática. As crianças irão receber quatro volumes durante o ano de cada uma dessas disciplinas e os professores também terão formações mensalmente. Esse material é estruturado de acordo com a rotina que deve acontecer em sala de aula, onde a leitura e a escrita terão mais espaço e isso possa garantir a alfabetização."
A avaliação acontecerá em três momentos durante o ano, para revelar dados do nível em que cada criança se encontra, explicou."A partir disso vão ser trabalhadas as estratégias de acordo com cada nível. Esse programa é desenvolvido em mais de 150 municípios do país, e aqui na Bahia, muitas cidades já participam. Está em Feira de Santana desde 2023, mas só agora em 2025 estamos efetivando todas as ações que o programa propõe."
Letícia Brito, mãe de uma aluna matriculada na escola Eurides Franco Lacerda, elogiou a iniciativa.
"Minha visão é que vai mudar bastante, é um caminho para o futuro, pois as crianças precisam. Fico muito agradecida por minha filha estudar aqui. Ela tem dificuldade, mas creio que a escola vai ajudar ela, e esse programa veio para melhor a educação", avaliou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.