Prefeitura distribui 240 mil livros durante lançamento de programa voltado à alfabetização

EducaçãoReforço

Prefeitura distribui 240 mil livros durante lançamento de programa voltado à alfabetização

O lançamento do programa ocorreu na Escola Eurides Franco Lacerda, no bairro Conceição 

Foto: Mário Sepulveda/ FE
Feira de Santana Notícias 24h - A prefeitura de Feira de Santana lançou, na manhã desta quinta-feira (27), data em que se comemora o Dia do Livro Didático, o programa 'Novos Caminhos da Educação', com o objetivo de reforçar o processo de alfabetização de estudantes do 1º ao 5º ano das séries iniciais, em todas as escolas da rede municipal.

O lançamento do programa ocorreu na Escola Eurides Franco Lacerda, no bairro Conceição, com a presença de representantes da Secretaria de Educação, idealizadores do projeto, o prefeito José Ronaldo, e o secretário e vice-prefeito do município, Pablo Roberto, que anunciou a distribuição de aproximadamente 240 mil módulos para todas as unidades da rede municipal.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

O secretário Pablo Roberto, em entrevista ao Folha do Estado, reforçou que os estudantes farão avaliações ao longo do ano, também haverá um processo de formação continuada dos professores, a fim de alcançar melhores notas no Ideb 2025 (Índice de Desempenho da Educação Básica).

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Todos que nos acompanham sabem que ainda temos uma dificuldade no processo de alfabetização, principalmente com os alunos das séries iniciais, e por conta disso estamos reorganizando essa metodologia, lançando hoje esse programa, que irá avaliar os alunos logo no início do ano. Lembrando que este ano é muito importante, pois teremos a avaliação do Ideb, e na medida que avaliamos, percebemos a dificuldade e trabalhamos de forma individualizada para que ele possa reorganizar as suas habilidades, e assim teremos um desempenho maior", enfatizou o secretário.

Keila Braga, uma das articuladoras deste programa, destacou que o 'Novos Caminhos da Educação' vai trabalhar em parceria com o 'Educar para Valer'.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Este material que está sendo lançado hoje e distribuído é estruturado para trabalhar as habilidades por bimestre, em Língua Portuguesa e Matemática. As crianças irão receber quatro volumes durante o ano de cada uma dessas disciplinas e os professores também terão formações mensalmente. Esse material é estruturado de acordo com a rotina que deve acontecer em sala de aula, onde a leitura e a escrita terão mais espaço e isso possa garantir a alfabetização."

A avaliação acontecerá em três momentos durante o ano, para revelar dados do nível em que cada criança se encontra, explicou.

"A partir disso vão ser trabalhadas as estratégias de acordo com cada nível. Esse programa é desenvolvido em mais de 150 municípios do país, e aqui na Bahia, muitas cidades já participam. Está em Feira de Santana desde 2023, mas só agora em 2025 estamos efetivando todas as ações que o programa propõe."

Letícia Brito, mãe de uma aluna matriculada na escola Eurides Franco Lacerda, elogiou a iniciativa.
Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Minha visão é que vai mudar bastante, é um caminho para o futuro, pois as crianças precisam. Fico muito agradecida por minha filha estudar aqui. Ela tem dificuldade, mas creio que a escola vai ajudar ela, e esse programa veio para melhor a educação", avaliou.

Foto: Mário Sepulveda/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/