Secretaria de Educação lança programa para impulsionar a alfabetização nesta quinta-feira

EducaçãoPrograma

Secretaria de Educação lança programa para impulsionar a alfabetização nesta quinta-feira

Programa Novos Caminhos da Educação visa fortalecer o ensino na educação básica 

Foto: ACM
Feira de Santana Notícias 24h - Na próxima quinta-feira (27), às 8h, a Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda será palco de um importante momento para a Educação Municipal. Será apresentado o marco inicial para reduzir a distorção entre a idade e a série dos alunos e impulsionar a alfabetização de estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino com o programa Novos Caminhos da Educação.

Durante o evento, haverá a distribuição dos cadernos estruturados, que irão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, em alusão ao Dia do Livro Didático, celebrado nesta data. O ato contará com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto.

"Este é um momento decisivo para o futuro da Educação. Com o programa Novos Caminhos da Educação, estamos dando um passo firme para garantir que nossos alunos tenham as ferramentas necessárias para desenvolver um futuro mais promissor para as novas gerações. A entrega dos cadernos estruturados é apenas o começo de um processo que visa transformar a aprendizagem e reduzir a distorção idade-série, preparando nossas crianças para um futuro melhor", assegurou Pablo Roberto.

De acordo com a articuladora do programa Novos Caminhos da Educação, Keila Braga, o objetivo do programa é proporcionar uma formação continuada dos docentes, melhorar o desempenho dos alunos e assegurar que a alfabetização ocorra na idade adequada, conforme as diretrizes do município.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Trata-se de um investimento que inclui também a realização de avaliações diagnósticas. Essas avaliações fornecem dados essenciais para traçarmos estratégias direcionadas ao desenvolvimento da aprendizagem. A primeira avaliação está sendo aplicada ainda esta semana. Além disso, neste ano, vamos estabelecer um núcleo dedicado ao acompanhamento das atividades realizadas nas escolas", explica.

SOBRE O PROGRAMA

Este ano, o programa Novos Caminhos da Educação foi adaptado para atender alunos do 1º ao 5º ano — antes, contemplava a partir do 2º ano. Os materiais serão entregues a todas as escolas municipais de forma gradativa nas próximas semanas, com o apoio dos profissionais de educação, que receberão treinamentos contínuos para tirar o máximo proveito dos novos recursos.

Os cadernos estruturados serão utilizados tanto por alunos quanto por professores, com conteúdos planejados para auxiliar diretamente na execução dos planos de ensino. Por meio de atividades práticas, os materiais oferecem suporte tanto no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes quanto no desenvolvimento de habilidades essenciais nas primeiras fases da educação básica. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 26 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/