Secretaria de Saúde faz ajustes para não prejudicar serviços
Mais de 200 profissionais estarem afastados por infecção pela Covid-19
Para atender a população de forma célere, sem prejudicar os serviços, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está fazendo remanejamentos de profissionais para não paralisar atividades essenciais como a vacinação contra a Covid-19 e a coleta de amostras do exame RT-PCR, que é realizado no Terminal do BRT na avenida Ayrton Senna.
Somente no mês de janeiro, 225 profissionais foram afastados por terem contraído a doença. O secretário de Saúde, Marcelo Britto, afirma que está atento à situação e lamenta a grande quantidade de profissionais infectados."No Drive temos uma equipe composta por 14 profissionais. Desses, na última semana, nove contraíram o vírus e agora mais dois foram contaminados. Do grupo, somente três não foram infectados. E isso tem acontecido em todas as unidades de saúde, no comércio, indústrias e agências bancárias", ressalta o secretário de Saúde.
Atualmente o número de profissionais afastados é 207, sendo 113 nas unidades de saúde e 94 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas.
O titular afirma que a Secretaria Municipal de Saúde está enfrentando o problema fazendo os ajustes necessários para que não ocorra falta de atendimento nas unidades de saúde mas, com isso, alguns serviços foram modificados. A vacinação na UniFTC para crianças de 5 a 11 anos, que era realizada das 8h às 17h, agora funciona até as 12h.
Também foi limitada a quantidade de testes realizados nos pontos de testagem para não gerar aglomeração nos locais. No Drive-in do terminal BRT da avenida Ayrton Senna, são realizados 400 exames por dia, gratuitamente, entre segunda e sexta-feira, das 14h30 às 17h. Aos sábados, das 08h30 às 11h30. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou agendamento - realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Nas Unidades de Saúde da Família Rua Nova I e II, Barroquinha o atendimento é por ordem de chegada, das 9h às 11h30. Já no turno da tarde, é possível fazer na Unidade de Saúde da Família Liberdade I, II e III, na segunda e quarta-feira, das 14h30 às 17h. Na Unidade de Saúde da Família Humildes I, toda sexta-feira das 8h30 às 11h30, por agendamento. A quantidade foi limitada a 120 exames em cada unidade.
Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sete policlínicas municipais também oferecem o serviço 24h, sem limite de testagem. O exame é importante para evitar que pessoas contaminadas transitem em meio a população ocasionando a proliferação do vírus, principalmente da variante Ômicron.
Com informações da Secom/PMFS.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.