Feira deve construir ciclovias integradas com viadutos, sugere vereador

PolíticaCiclovias

Feira deve construir ciclovias integradas com viadutos, sugere vereador

Em razão da necessidade de desenvolver alta velocidade durante os treinos, precisam ter lugar e horários, apropriados.  

Foto: Divulgação/ PMFS

Feira de Santana Notícias 24h - Visando proporcionar maior segurança aos ciclistas feirenses e conectar importantes eixos viários da cidade, a administração pública de Feira deveria construir novas ciclovias e integrá-las aos viadutos. A observação foi feita pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), durante pronunciamento esta semana na Câmara ao abordar a temática. Segundo ele, tendo em vista que milhares de trabalhadores utilizam a bicicleta no município como meio de transporte para ir ao trabalho, é urgente organizar a infraestrutura, planejando ciclovias e ciclofaixas integradas.

"Precisamos pensar a cidade para os ciclistas, porque tem locais onde o ciclista tem que descer da ciclovia e atravessar o viaduto para acessar uma outra avenida", pontuou. Exemplos destes, conforme explicou o parlamentar, seriam constatados entre as avenidas Maria Quitéria e Nóide Cerqueira, e também na Getúlio Vargas e Fraga Maia. "Feira é plana e tem um potencial gigante para apoiar, estruturar e incentivar a prática de ciclismo. É possível, por exemplo, fazer conexão com as ciclovias na Nóide e Fraga Maia", argumentou Pedro Américo.

No entanto, ele aponta situações específicas de atletas que seguem requisitos de treinamento. "Para além da questão da segurança de trabalhadores e ciclistas, temos diversos campeões nacionais, em várias modalidades, que não podem trafegar na ciclovia no meio de avenidas como Nóide e Fraga Maia", lembrou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Em razão da necessidade de desenvolver alta velocidade durante os treinos, precisam ter lugar e horários, apropriados. "Se não os encontra, o desportista acaba indo disputar espaço com os carros, já que julga ser mais seguro para si e os transeuntes, estando fora da pista de ciclismo", ponderou o vereador, que sugeriu à Superintendência Municipal de Trânsito atentar-se à particularidade.

Inclusive, Pedro Américo informou que esta semana houve registro de mais um atropelamento de ciclista em Feira. Após cair em um buraco na via, o cidadão bateu a cabeça e chegou a ser atendido pelo Samu.
Praticante assíduo do ciclismo, Eli Ribeiro (Republicanos) considerou pertinente a discussão. Ao relatar queixas de populares sobre problemas de piso desnivelado na avenida Presidente Dutra.

"É preciso fazer alguma melhoria, porque as pessoas que usam o local estão se sacrificando para conseguir fazer caminhada ou corrida", cobrou. Eli registrou admiração em ter visto em Marabá [Pará], uma cidade pequena que esteve visitando, todas as pistas dotadas de ciclovias adequadas. Para Galeguinho SPA (UB), o ciclismo é um movimento que tem crescido muito no Município, em razão de medidas de economia adotadas pela população ou para cuidados com a saúde. "Se Feira seguir este ponto de vista, estará dando um passo além da outras cidades. Ao pararmos para analisar, entendemos que este é o caminho para o futuro de Feira. E significa um passo além, em relação a outras cidades", afirmou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 20 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/