Feira deve construir ciclovias integradas com viadutos, sugere vereador
Em razão da necessidade de desenvolver alta velocidade durante os treinos, precisam ter lugar e horários, apropriados.
Feira de Santana Notícias 24h - Visando proporcionar maior segurança aos ciclistas feirenses e conectar importantes eixos viários da cidade, a administração pública de Feira deveria construir novas ciclovias e integrá-las aos viadutos. A observação foi feita pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), durante pronunciamento esta semana na Câmara ao abordar a temática. Segundo ele, tendo em vista que milhares de trabalhadores utilizam a bicicleta no município como meio de transporte para ir ao trabalho, é urgente organizar a infraestrutura, planejando ciclovias e ciclofaixas integradas.
"Precisamos pensar a cidade para os ciclistas, porque tem locais onde o ciclista tem que descer da ciclovia e atravessar o viaduto para acessar uma outra avenida", pontuou. Exemplos destes, conforme explicou o parlamentar, seriam constatados entre as avenidas Maria Quitéria e Nóide Cerqueira, e também na Getúlio Vargas e Fraga Maia. "Feira é plana e tem um potencial gigante para apoiar, estruturar e incentivar a prática de ciclismo. É possível, por exemplo, fazer conexão com as ciclovias na Nóide e Fraga Maia", argumentou Pedro Américo.
No entanto, ele aponta situações específicas de atletas que seguem requisitos de treinamento. "Para além da questão da segurança de trabalhadores e ciclistas, temos diversos campeões nacionais, em várias modalidades, que não podem trafegar na ciclovia no meio de avenidas como Nóide e Fraga Maia", lembrou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Em razão da necessidade de desenvolver alta velocidade durante os treinos, precisam ter lugar e horários, apropriados. "Se não os encontra, o desportista acaba indo disputar espaço com os carros, já que julga ser mais seguro para si e os transeuntes, estando fora da pista de ciclismo", ponderou o vereador, que sugeriu à Superintendência Municipal de Trânsito atentar-se à particularidade.
Inclusive, Pedro Américo informou que esta semana houve registro de mais um atropelamento de ciclista em Feira. Após cair em um buraco na via, o cidadão bateu a cabeça e chegou a ser atendido pelo Samu.
Praticante assíduo do ciclismo, Eli Ribeiro (Republicanos) considerou pertinente a discussão. Ao relatar queixas de populares sobre problemas de piso desnivelado na avenida Presidente Dutra.
"É preciso fazer alguma melhoria, porque as pessoas que usam o local estão se sacrificando para conseguir fazer caminhada ou corrida", cobrou. Eli registrou admiração em ter visto em Marabá [Pará], uma cidade pequena que esteve visitando, todas as pistas dotadas de ciclovias adequadas. Para Galeguinho SPA (UB), o ciclismo é um movimento que tem crescido muito no Município, em razão de medidas de economia adotadas pela população ou para cuidados com a saúde. "Se Feira seguir este ponto de vista, estará dando um passo além da outras cidades. Ao pararmos para analisar, entendemos que este é o caminho para o futuro de Feira. E significa um passo além, em relação a outras cidades", afirmou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.