Governo quer levar internet a todas as unidades de saúde indígena até 2026
Conectividade deve ampliar acesso à telessaúde e reduzir remoções; 60% dos territórios ainda vivem sem água potável
O governo federal pretende conectar todas as unidades de saúde indígena do país à internet até o fim de 2026, garantindo acesso à telessaúde e a médicos especialistas nas próprias aldeias. Segundo o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, à Agência Brasil, a meta é universalizar a conectividade e evitar o deslocamento de pacientes. Atualmente, 19 dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas já oferecem consultas à distância por meio do programa Conecta Brasil.
Mais de 700 pontos de conexão já foram implantados, e o número de atendimentos cresceu de 9,1 milhões em 2018 para 17,3 milhões em 2023. Tapeba afirmou que a conectividade melhora as condições de trabalho dos profissionais de saúde em regiões remotas e reforça a presença do Estado em territórios de difícil acesso. Apesar dos avanços, cerca de 60% das comunidades indígenas ainda não têm acesso à água potável.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Com um reforço de R$ 1 bilhão no orçamento nos últimos dois anos, a Secretaria Especial de Saúde Indígena mantém cerca de 22 mil profissionais, além das estruturas de atendimento, investimentos em saneamento e transporte. Segundo o secretário, seria necessário um orçamento de até R$ 6 bilhões para eliminar os vazios assistenciais, especialmente na Amazônia, onde a infraestrutura é mais precária.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.