Bolsonaro cita Fachin e diz que fará exposição técnica sobre urnas a embaixadores

PolíticaEntrevista

Bolsonaro cita Fachin e diz que fará exposição técnica sobre urnas a embaixadores

Segundo ele, cerca de 40 embaixadores confirmaram presença no encontro

Crédito: Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (17) que fará uma apresentação técnica sobre as urnas eletrônicas no encontro com embaixadores previsto para esta segunda-feira (18).

Bolsonaro falou por mais de uma hora com jornalistas na entrada do Palácio do Alvorada e comentou vários temas, entre eles, o assassinato do petista em Foz do Iguaçu, o estupro durante um parto no hospital do Rio de Janeiro, preço dos combustíveis e a disputa com o Lula (PT).

Segundo ele, cerca de 40 embaixadores confirmaram presença no encontro, todos com representação no Brasil foram convidados.

A organização da reunião é vista como uma resposta de Bolsonaro ao encontro de junho do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, com os representantes estrangeiros e mais um capítulo da crise entre o Planalto e o TSE.

Vão participar pelo governo, disse Bolsonaro, os ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil, e o da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O ex-ministro Braga Netto também foi convidado, segundo ele.

Na resposta sobre o encontro, ele citou a decisão de Fachin de não aceitar o convite para participar da reunião.

"Na condição de quem preside o tribunal que julga a legalidade das ações dos pré-candidatos ou candidatos durante o pleito deste ano, o dever de imparcialidade o impede de comparecer a eventos por eles organizados", diz trecho do ofício do ministro.

Segundo Bolsonaro, o ministro "não levou em conta que quem trata da política externa é o presidente da República de acordo com a Constituição".

O presidente também disse ter ficado incomodado com o encontro de Fachin com representantes das embaixadas. "Lógico que incomodou, até pelo teor do que foi tratado que não vou falar aqui."

Sobre o que vai apresentar aos embaixadores, Bolsonaro afirmou que fará uma "apresentação técnica" e que não fará suposições sobre as urnas.

"O foco é na transparência eleitoral, é fazer com que uma vez acabando eleições ninguém duvide da mesma, e o perdedor imediatamente ligue para ganhador, essa é que é a ideia."

O presidente citou as duas lives em que fez os ataques sem apresentar provas contra as urnas eletrônicas, a de 29 de julho e de 4 de agosto de 2021, para se defender das investigações que foi alvo após iniciar a ofensiva contra o sistema eleitoral.

Perguntado se irá ligar para Lula caso seja derrotado em outubro, Bolsonaro se valeu de uma comparação futebolística para dizer que ganhará a eleição.

"Eu tenho certeza que eu não vou ligar para ele. Não tem o 'se' nessa questão. É o Flamengo, com todo respeito, enfrentando o Bangu, com toda certeza. Não tem cabimento. Até com o time reserva."

A cantora Anitta, alvo dos bolsonaristas após declarar apoio ao petista, também foi citada por Bolsonaro, que disse que ela tem o direito de se manifestar politicamente.

Bolsonaro também voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, que na sexta-feira (15) deu prazo de 48h para o presidente se manifestar sobre pedido da oposição para proibi-lo de fazer discurso de ódio e incitar violência. "O cara (ministro Alexandre de Moraes) sexta-feira dá 48 horas, quer provocar. Ele não quer diálogo, solução", disse.

Ao comentar uma fala de Moraes sobre o gabinete do ódio, Bolsonaro cobrou provas e disse que "o espirito de Fidel Castro encarnou em alguém aqui no Brasil".

"Ele quer intimidar quem? O que ele está buscando? Está buscando a paz, a tranquilidade, a harmonia entre os Poderes?." 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 27 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/