Vereador alerta para aumento de zoonoses na Bahia e pede fortalecimento da estrutura municipal
Ele destacou a necessidade de melhorar a estrutura do Centro Municipal de Zoonoses.
"Temos feito o debate da causa animal, de maneira respeitosa e técnica. Fiz um alerta importante, porque a Vigilância Epidemiológica da Bahia emitiu um alerta para o aumento dos casos de raiva e doenças de animais, com transmissão para pessoas, e então o estado está em alerta. Se não cuidarmos da vacinação dos animais, não fazer com que os setores de vigilância atuem de fato, poderemos ter um alastramento", refletiu o parlamentar.
Ele destacou a necessidade de melhorar a estrutura do Centro Municipal de Zoonoses.
"Devemos ampliar os programas de vacinação, as parcerias e pensar que a causa animal é um caso de saúde pública, que afeta os animais e os seres humanos. Precisamos de programas de castrações e fortalecer o conselho de cuidado animal. Temos uma série de protetores independentes, pessoas que pegam os animais na rua, levam para suas casas, cuidam, pegam animais acidentados e não tem um setor na prefeitura que seja interlocutor disso. E o setor de zoonoses está relacionado as questões voltadas a doenças que os animais podem transmitir aos seres humanos", disse.
Ainda conforme Pedro Américo, em Feira de Santana não existe uma estrutura voltada especificamente para debater as questões voltadas ao bem-estar animal.
"O setor de bem-estar animal é um outro debate e outra estrutura que precisa ser construída em Feira de Santana, que hoje nós não temos. Então eu entendo que podemos juntar as ideias para de fato fazer com que Feira de Santana cuide dos animais e da saúde pública."
O vereador pede também mais efetividade no recolhimento de animais abandonados na cidade, inclusive os de grande porte.
"Hoje a prefeitura tem um veículo que precisa ser melhorado, porque na verdade, precisamos comprar outro veículo, para recolher os animais abandonados, como uma série de cavalos, jegues, animais de grande porte nas rodovias, no Anel de Contorno, causando acidentes, então a gente faz esse trabalho, mas é preciso fortalecer esse processo. Também precisamos de uma parceria da prefeitura com clínicas veterinárias para que os animais mortos não sejam jogados em terrenos baldios."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.