Investimento de R$ 7 milhões fortalece esporte social em todo o Brasil
Projetos esportivos estimulam inclusão e desenvolvimento em comunidades vulneráveis pelo país
Com um investimento significativo de R$ 7 milhões, a Transpetro, em parceria com o Ministério do Esporte, selecionou 13 projetos sociais por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A iniciativa visa transformar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do Brasil, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão, educação e desenvolvimento. As modalidades contempladas incluem desde futebol, ginástica e basquete a artes marciais e surfe.
O impacto social dessas iniciativas é profundo. Os projetos buscam não apenas melhorar a qualidade de vida, mas também criar oportunidades de ascensão social para crianças, jovens, pessoas negras, LGBTQIAPN+, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Desde sua criação em 2006, a LIE tem desempenhado um papel crucial na democratização do acesso ao esporte, permitindo que empresas e indivíduos deduzam doações ao esporte do Imposto de Renda, o que tem sido fundamental para a viabilização de projetos em todo o país.
O programa Transpetro em Movimento, que também conta com recursos da Lei Rouanet, beneficiará 300 mil pessoas em 64 municípios de todas as regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste, Norte e Centro-Oeste, historicamente menos favorecidos em iniciativas desse tipo. Segundo a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério, Isania Cruvinel, o foco está na inclusão social, especialmente em áreas de vulnerabilidade, com atenção especial à viabilidade e impacto educacional dos projetos.
A seleção dos projetos foi criteriosa, passando por avaliações técnicas feitas em conjunto com os Ministérios do Esporte, Cultura e Secretaria de Comunicação (Secom). O apoio de grandes empresas, como a Transpetro, não só garante o financiamento, mas também amplia o alcance dessas iniciativas, tornando o esporte uma ferramenta poderosa de transformação social em todo o país.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.