CBF inicia curso de homologação VAR para árbitros
Iniciativa visa capacitar profissionais destacados nas Séries C e D
Na noite desta segunda-feira (22), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, marcou presença na abertura do curso de homologação VAR destinado a árbitros que se destacaram nas Séries C e D em 2023.
A Comissão de Arbitragem da entidade tem como objetivo capacitar esses profissionais para atuarem em partidas que contarão com a tecnologia VAR, abrangendo competições como os Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil e as Séries A, B, C e D nos jogos decisivos que definem o acesso. Esta é a primeira turma do curso em 2024, com encerramento previsto para sexta-feira (26). O secretário-geral da CBF, Alcino Reis Rocha, também participou da cerimônia no Rio.
"Esse evento é muito importante para o futebol brasileiro. Queremos qualificar cada vez mais a arbitragem brasileira. A nossa meta também é homologar árbitros VAR por todo o país neste curso. Por isso, fizemos questão de colocar representantes de todas as Federações nas duas turmas. Sabemos que o Brasil é grande e queremos descobrir talentos em todos os estados. Esses árbitros que estão aqui são jovens talentos, que vão servir à Seleção Brasileira da Arbitragem", afirmou Ednaldo Rodrigues.
"O aprendizado precisa ser constante e a CBF vai sempre trabalhar com esse objetivo. Na arbitragem, assim como na vida, sabemos que a perfeição não existe, mas temos que estar próxima dela", acrescentou.
Capacitação abrangente para 32 profissionais de 21 estados
A primeira turma do curso, composta por 32 profissionais (27 homens e 5 mulheres) de 21 estados diferentes, terá atividades distribuídas em três períodos. O planejamento inclui trabalhos com partidas de atletas Sub-17 e Sub-20, simulações de revisões de lances e aulas teóricas. A próxima turma está programada para iniciar na próxima segunda-feira (29).
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, destacou a importância do momento: "É um importante momento de homologar novos árbitros, em decorrência do desenvolvimento dessa ferramenta. Mais jogos têm ocorrido nas competições nacionais. Os árbitros precisam estar se atualizando para estarem liberados a fazer jogos com o VAR. Graças ao apoio do Presidente Ednaldo Rodrigues, nós conseguimos agendar essa homologação. Vai ser de muita utilidade para nós e para as federações".
Além disso, a Comissão de Arbitragem da CBF iniciará o curso de homologação para quatro profissionais atuarem como Quality Managers (Gerentes de Qualidade), responsáveis por gerir as questões tecnológicas de operação nas cabines do VAR. Os locais escolhidos para os trabalhos são o Clube da Aeronáutica (CAER) e o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), ambos na Barra da Tijuca (RJ).
Árbitros da Primeira Turma:
Acre
Julian Negreiros
Alagoas
Marcio Santos
Amazonas
Rafael Ramos
Bahia
Bruno Prado
Josue Reis
Ceará
Elizabete Esmeralda
Joanilson Scarcella
Distrito Federal
Cassia França
Goiás
Artur Fernandes
Jean Carlos
Maranhão
Paulo Mourão
Minas Gerais
Esdras Couto
Guttemberg Pinheiro
Mato Grosso
Eleniel Benedito
Pará
Fernando Antonio
Paraíba
Ruthyanna Camila
Pernambuco
Cesar Leite
Paraná
Maria Luiza
Murilo Ugolini
Rio de Janeiro
Carlos Tadeu
Jenifer Alves
João Marcos
Rio Grande do Norte
Moisés Estevão
Rondônia
Angleison Marcos
Rio Grande do Sul
Rodrigo Brand
Wagner Silveira
Santa Catarina
Franciel Martins
São Paulo
Fagson Silva
Gabriel Furlan
Gabriel Petrini
Herminio Kuhn
Tocantins
Marcos Sousa
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.