Bahia registrou 55 crimes relacionados a torcidas nos últimos nove meses

EsportesTorcida

Bahia registrou 55 crimes relacionados a torcidas nos últimos nove meses

Os dados foram informados pelo Governo da Bahia, via Lei de Acesso à Informação (LAI) 

Foto: Felipe Oilveira/EC Bahia|Maurícia da Matta/EC Vitória|Montagem: bahia.ba

Desde janeiro até agora, delegacias baianas tiveram 55 ocorrências com relação a crimes envolvendo torcidas organizadas. Entre os principais delitos estão práticas de incitação ao tumulto, ameaças, homicídio, vias de fato, lesão corporal, furto e roubo. Os dados foram informados pelo Governo da Bahia, via Lei de Acesso à Informação (LAI). A reportagem do Correio solicitou os seguintes dados em junho: número total de ocorrências que mencionam torcidas organizadas desde 2017, com especificação do crime.

A Polícia Civil enviou um arquivo com cinco páginas. Os registros não detalham a autoria dos crimes, nem a relação deles com as organizadas. O levantamento inédito mensura os anos de torcida única em clássicos Ba-Vi. Há sete anos, o Ministério Público da Bahia (MP) sugeriu a adoção da torcida única em clássicos, motivado por uma pancadaria após uma partida na Arena Fonte Nova. Uma pessoa foi morta fora do estádio, na Avenida Vasco da Gama.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Índice crescente – Mas as ocorrências ligadas às organizadas não diminuíram. Em 2017, foram 40; em 2023, 93 — aumento de 132%. No ano passado, o órgão afirmou que havia possibilidade de rever o posicionamento. No entanto, a recomendação da torcida única se manteve.

Uma das ocorrências que aparecem na lista enviada pela Polícia Civil (PC), via LAI, é o ataque aos carros de jogadores do Vitória, próximo ao Barradão, na tarde de 14 de julho. O ataque a pauladas contra Vanderlei de Jesus, três meses antes,também consta nos registros.

Uma operação da PC mirou integrantes da Bamor, torcida organizada do Bahia, suspeitos de espancar o jovem. Ninguém foi preso. O ataque contra o torcedor do Vitória Diego Bonfim, que teve alta hospitalar na última quarta-feira (4), e a prisão de 27 integrantes de torcidas organizadas do Vitória, Cruzeiro e Bahia, não constam na lista, por terem acontecido depois do período do levantamento. 

Fonte: Correio da Bahia

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 17 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/