Advogado do Fluminense de Feira se torna Agente-FIFA
Vinicius Bacelar projeta utilizar a nova qualificação em benefício do Flu de Feira
O advogado Vinícius Bacelar, que atua no corpo jurídico do Fluminense de Feira, se tornou um agente-FIFA. Depois de ter sido submetido a exames exigidos pela entidade máxima do futebol mundial, o profissional foi aprovado e espera utilizar esta qualificação em benefício do tricolor feirense.
O agente-FIFA é um representante de jogador de futebol ou de um clube de futebol, que tem plenos poderes para realizar serviços de representação e negociação em nome de um cliente com o objetivo de concluir uma transação no mercado do futebol profissional. O agente pode representar atletas, treinadores, clubes, ligas, federações e confederações. Desde o último domingo (1) entraram em vigor novos critérios para a qualificação dos profissionais para exercer esta função e após um longo processo de consulta a jogadores, clubes, ligas, associações e os próprios agentes de futebol, a entidade internacional vai permitir que apenas profissionais com licença exerçam esta ocupação.
Depois de passar por avaliações específicas, Vinícius Bacelar tornou-se o mais novo agente FIFA. "Estou muito feliz com a minha aprovação, é uma avaliação muito difícil por ser em língua estrangeira, mas graças a Deus eu me dediquei e consegui realizar esse sonho. Eu gosto muito de futebol, trabalho com futebol e cada vez mais eu quero vivenciar isso, inclusive agora com essa licença que a FIFA me concedeu nossas relações com o Fluminense só vão aumentar. Sou um apaixonado pelo Clube, já venho trabalhando em pró do Touro do Sertão, e tenho certeza que sendo agente FIFA posso ajudar na parte relacionada em garimpar e angariar jogadores para o Fluminense. Estamos trabalhando firme e forte para que o clube retorne para a Primeira Divisão" disse o advogado.
Antes existia a função do intermediário, ou seja, qualquer pessoa poderia trabalhar com o futebol, logo bastava que a CBF autorizasse e cumprisse alguns requisitos. Porém a FIFA, a partir do dia 1º de outubro de 2023, proibiu isto, passando a não existir mais a figura do intermediário. "Para se tornar um agente, ou para agenciar atletas, ter que possuir a licença da FIFA. E essa licença só é obtida através de uma prova aplicada pela FIFA, sendo duas avaliações válidas para este ano, e uma apenas a partir de 2024", contou.
A prova é em língua estrangeira, onde o candidato escolhe entre os idiomas: inglês, espanhol ou francês. São um total de 20 questões e o candidato tem uma hora para responder às questões, tendo que acertar um total de 15 questões, ou seja, 75% da prova para se tornar apto, a prova é feita de forma online.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.