Alagamentos cobrem carros em ruas de cidade no sudoeste da Bahia

MunicípiosChuvas

Alagamentos cobrem carros em ruas de cidade no sudoeste da Bahia

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para região. 

Foto: Reprodução/ TV Bahia
O temporal que atinge Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, no sudoeste do estado, provocou enxurradas e alagamentos entre a noite de sexta (22) e este sábado (23). O município integra a lista de locais previstos para serem atingidos pelo ciclone, como o centro de baixa pressão é conhecido.

Segundo imagens que circulam nas redes sociais, carros ficaram parcialmente cobertos pela água em um estacionamento.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume pluviométrico chegou a 50 milímetros em 24 horas. O bairro onde mais choveu foi o Recreio, na região do centro.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Apesar disso, o comitê municipal de crise não identificou feridos. A gestão tem monitorado as áreas de risco.

Previsão de chuva
A mudança no tempo já era esperada na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o fim de semana, o que significa chuva intensa.

Com isso, outras cidades no sudoeste registraram alagamentos. Alguns exemplos são Itambé, onde choveu aproximadamente 55 milímetros, e Guanambi, que acumulou 70 milímetros de água nas últimas 24 horas.

Chuvas no sul da Bahia
O tempo também fechou na região sul, porém com menor impacto até a tarde deste sábado. A cidade com mais registros de alagamentos foi Itabela, onde alagamentos foram observados. A Defesa Civil local, no entanto, disse que não houve danos para as residências.

A expectativa é de que o sul baiano seja atingido com maior volume de chuva no domingo (24). A região está sob alerta laranja até a próxima terça-feira (26).

Ciclone na Bahia
A previsão geral aponta risco de chuvas intensas para mais de 90 cidades baianas durante esse final de semana. De acordo com o meteorologista Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador(Codesal), o tempo chuvoso e a ventania são consequência de um centro de baixa pressão, conhecido popularmente como ciclone.

O ciclone vai se formar no oceano, próximo à Bahia. Nesses eventos climáticos, o vento se move no sentido horário, aumentando os ventos e as chuvas na região.

De acordo com o Inmet, os ventos podem chegar a 100 km/h no sul da Bahia, Vale do São Francisco e oeste do estado. Nesses locais, o acumulado de chuva também poderá atingir 100 mm/dia.

Ainda segundo o meteorologista Giuliano Carlos, a capital baiana e a região metropolitana também serão afetadas pelas chuvas, que devem começar ainda neste sábado (23) de forma menos intensa.

No domingo (24) e na segunda-feira (25), a previsão é de tempo nublado na maior parte da Bahia, com chuvas moderadas ou fortes. 

Fonte: g1

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/