Força Nacional chega a terras indígenas no sul da Bahia para garantir segurança
Os agentes foram enviados para proteger as terras indígenas que enfrentam disputas pela delimitação do território
As equipes da Força Nacional de Segurança Pública chegaram, nesta terça-feira (29/4), às terras indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, no extremo sul da Bahia. A operação ocorre em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A partir de agora, as equipes se reunirão com representantes da Funai para definir os ajustes estratégicos, operacionais e logísticos necessários à execução dos trabalhos.
A atuação da Força Nacional tem como objetivo preservar a ordem pública, proteger o patrimônio e garantir a segurança das comunidades tradicionais. As terras indígenas vêm enfrentando disputas pela delimitação do território, além da presença de grupos ligados ao crime organizado na região.
"A chegada da Força Nacional é fundamental para garantir a segurança e assegurar a ordem pública em uma região historicamente marcada por conflitos. A atuação das equipes demonstra o empenho da Senasp em proteger a população vulnerabilizada e apoiar a Funai no fortalecimento da presença do Estado na área", destaca o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O trabalho das equipes contará com o apoio logístico da Funai, responsável por fornecer a infraestrutura necessária às atividades. O contingente mobilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em articulação com os órgãos de segurança pública da Bahia, sob a coordenação da Polícia Federal.
Por questões de segurança dos agentes e das comunidades indígenas, o número de efetivos empregados na operação não será divulgado.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.