Prefeitura reforça importância da vacinação contra a paralisia infantil

Saúde e Bem EstarPoliomielite

Prefeitura reforça importância da vacinação contra a paralisia infantil

A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades de saúde. 

Foto: Divulgação/Secom

Nesta quinta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, uma data importante para conscientizar a população sobre a necessidade de imunização contra essa doença, que pode causar sequelas graves. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, pode ser evitada com uma simples vacina, a forma mais eficaz de prevenir a doença.

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem reforçado a importância da vacinação contra a poliomielite ao longo de todo o ano. No município, a campanha de vacinação alcançou 78,8% das crianças de até cinco anos, com 29.494 já imunizadas. No entanto, a meta estabelecida é de 95%, para garantir a proteção coletiva e manter o controle da doença - que está erradicada no Brasil desde 1989. A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades de saúde, uma vez que expõe a população ao risco de retorno da poliomielite.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

As sequelas da doença podem ser paralisia permanente, deformidades no crescimento das pernas e atrofia muscular. A secretária de Saúde de Feira de Santana, Cristiane Campos, faz um apelo para que os pais e responsáveis garantam a imunização de suas crianças.

"A vacina é a nossa maior aliada na prevenção da poliomielite. Não podemos permitir que uma doença tão grave volte a colocar em risco a vida e o futuro das nossas crianças. Os pais precisam se conscientizar da importância de proteger seus filhos. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. As vacinas estão disponíveis em toda a rede de saúde, é rápido e gratuito", reforçou.

Para facilitar o acesso à vacina, a SMS disponibiliza 104 salas de vacinação distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto na sede quanto nos distritos. A imunização é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos e está disponível de segunda a sexta-feira. Além disso, as unidades participantes do programa "Saúde na Hora" oferecem atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h30, para atender os pais e responsáveis que não conseguem comparecer em horário comercial.

As unidades com horário estendido são:

Campo Limpo I, V e VI;
Liberdade I, II e III;
Queimadinha I, II e III;
George Américo III e IV;
Campo Limpo IV;
Parque Ipê I, II e III;
Videiras I, II e III;
Rua Nova II, III e Barroquinha

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 25 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/