Banco de Leite do Hospital da Mulher segue com estoques baixos e apela por mais doações

Saúde e Bem EstarDoações

Banco de Leite do Hospital da Mulher segue com estoques baixos e apela por mais doações

De acordo com a coordenadora, o processo para doação é facilitado e pode ser feito em casa pela mão doadora.

Foto: Mário Sepulveda/ FE
O Banco de Leite do Hospital Inácia Pinta dos Santos (Hospital da Mulher), em Feira de Santana, segue enfrentando redução dos estoques de leite materno. A unidade conta atualmente com apenas 220 litros do alimento, que é essencial para os bebês da maternidade, sobretudo aqueles em condição de prematuridade.

Em entrevista ao Folha do Estado, a coordenadora do Banco de Leite, Nadja Ferreira, explicou que a quantidade que é captada, logo é utilizada para subrir a demanda e, portanto, não está sendo possível estocar. De acordo com a coordenadora, o processo para doação é facilitado e pode ser feito em casa pela mão doadora.
Foto: Mário Sepulveda/ FE


"Precisamos incentivar as mulheres com leite excedente a doar. Elas não precisam vir até o hospital. Nós trabalhamos em parceria com o Corpo de Bombeiro, então elas podem ligar, a bombeira vai até a residência dessa mãe, preenche o cadastro, olha os exames de sangue e vai ensinar como ela irá retirar esse leite e guardar no congelador. A gente entrega o kit, que é a touca, o frasco e a luva estéreis, e uma vez na semana, a depender do bairro que ela more, a gente vai buscar esse leite. Temos uma rota em horário administrativo, de segunda a sexta. A gente passa na residência das mães, geralmente pela manhã."

Nadja Ferreira destacou que o Banco de Leite é responsável por promover e proteger o aleitamento materno.

"O Ministério da Saúde preconiza a amamentação exclusiva até os seis meses. E somente a partir desse período é que se faz a alimentação complementar. Estamos trabalhando na margem do que chega, mas não tem faltado, só não temos estoque, e isso é um risco, porque nós temos um CI, que é um berçário 2, aonde chegam bebês que vêm de casa e consomem uma quantidade maior de leite, pois são bebês grandes que precisam ser internados. No momento, nós temos 34 mães externas que estão doando, e neste mês de março tivemos 123 mães internas doando."

No caso dos bebês prematuros, o leite materno auxilia na redução do risco de infecções e tempo de internamento. "Tem bebês que nascem tão prematuros que ainda não sugam, não deglutem e serão ensinados a fazer isso. Eles precisam desse leite ordenhado e pasteurizado"

Segundo a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, que administra o Hospital da Mulher, o Banco de Leite é considerado padrão ouro, selo proferido pelo Ministério da Saúde.

"Sempre temos um estoque, mas que não consegue atender nossa grande demanda, que tem sempre superlotação, e esse mês de março foi atípico, com muitos bebês que nasceram prematuros, bebês gemelares e que precisam do leite materno. Por isso, estamos sempre fazendo campanhas, ações educativas junto com a equipe multidisciplinar dentro da unidade, para a gente conseguir captar essas mães doadoras. Nós somos um hospital amigo da criança, que se baseia na doação do leite materno, que é essencial para a qualidade de vida do bebê. Somos uma unidade referência, e o Banco de Leite do Hospital da Mulher já é qualificado como padrão ouro. A cada três anos recebemos esse título, que uma equipe do Ministério da Saúde vem até a unidade, faz a fiscalização, e conseguimos manter esse título, atendendo a todas as etapas da doação de leite materno", destacou Gilbert Lucas.
Ela enfatizou que o hospital possui veículo próprio, e quando a mãe não tem condição de ir ao Banco de Leite, uma equipe vai até a residência, basta ligar para o número do Banco de Leite, através do 75 3602-7156.

"E aquelas mães que têm dificuldade de amamentar, tanto as que tiveram filhos aqui no hospital como as que pariram em outras maternidades, podem se dirigir ao Banco de Leite que vai ter uma equipe que vai fazer todo um trabalho de iniciação, como melhorar a amamentação."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 02 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/