Mais dois casos de leptospirose são registrados em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarAlerta

Mais dois casos de leptospirose são registrados em Feira de Santana

Ao todo são três casos da doença confirmados em 2023 

Crédito: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana registrou um dois casos de leptospirose - doença transmitida pela urina do rato, na última sexta-feira (21), contabilizando assim o segundo caso registrado na cidade, somente neste mês de maio. Ao todo são três casos da doença confirmados em 2023, até o momento, pois no último mês de março, uma pessoa veio a óbito.

O caso, registrado no último dia 21 de maio, se trata de um paciente de 46 anos que está internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), há duas semanas e é morador do bairro Calumbi, local que sofre com infestação de ratos. De acordo com vizinhos, a vítima que aguarda regulação para um hospital especializado, apresentou sintomas como manchas pelo corpo e descamação, após trabalhar na reforma de uma casa no local.

Ainda de acordo com moradores, o principal foco de lixo e animais peçonhentos, é um canal de esgoto que corta todo bairro e, em dias de chuva, transborda, possibilitando, pela água, a entrada dos animais nas residências. "Tem muito lixo, muita muriçoca e rato, aí dentro. Eu fico preocupada porque nem tenho coragem de ficar descalça em casa", reclama a moradora, Janilda Pereira, em entrevista à emissora de TV local.

Como medida de prevenção, a vigilância Epidemiológica está visitando os bairros com situação mais crítica e os agentes de saúde colocam "iscas" para matar os animais em pontos estratégicos das residências. "O rato como tem uma bexiga pequena, urina, em média, 80 vezes ao dia. Em cada local ele bota um pouco de infecção. As pessoas, sem saber, podem usar um prato, talher, algum objeto contaminado, sem saber", explica Cíntia Sacramento, coordenadora de Endemias.

Outros casos

Anteriormente, no dia 16 de maio, outro caso foi confirmado, no bairro Calumbi e também se trata de um homem de 46 anos. A forma de contaminação ainda está sendo investigada.

De acordo com a notificação recebida pela VIEP, o paciente deu entrada em uma unidade privada, no dia 4 de maio, para realizar exames laboratoriais, mas somente no dia 16, a instituição entrou em contato com o órgão municipal para informar o resultado positivo para a doença. Em Feira de Santana, aconteceu um óbito pela doença. Um homem de 56 anos, morador do bairro Limoeiro, não resistiu e morreu dia 1 de março deste ano. Em todo o estado já são 17 casos da doença registrados nos três meses de 2023.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 23 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/