Campanha contra a gripe inicia hoje e espera imunizar mais de 300 mil pessoas em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarInfluenza

Campanha contra a gripe inicia hoje e espera imunizar mais de 300 mil pessoas em Feira de Santana

Lançamento da campanha foi realizado hoje (31) no Dispensário Santana.

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

A prefeitura de Feira de Santana iniciou, na manhã desta segunda-feira (31), à vacinação contra o vírus da gripe Influenza, se antecipando em relação à campanha nacional, que só será iniciada pelo Ministério da Saúde a partir do dia 7 de abril. O ato simbólico de lançamento da vacinação no município foi realizado no Dispensário Santana, no bairro Jardim Acácia, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, vereadores, dentre outras autoridades.

Em entrevista ao Folha do Estado, o secretário Rodrigo Matos informou que Feira já recebeu 19.430 doses, o que corresponde a 6% do quantitativo total. No total, a estimativa é de vacinar 323.785 pessoas, alcançando pelo menos 90% dos grupos prioritários que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

"Precisamos fazer tudo de forma ordenada. São mais de 300 mil doses, e quanto mais rápido fizermos, mais rápido iremos proteger a população. Todas as 133 salas de vacinação, que funcionam nas Unidades de Saúde da Família, já receberam doses", explicou.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana, entre 8h e 16h. Para se vacinar, basta levar o documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Grupos prioritários

A Secretaria de Saúde espera vacinar um total de 323.785 pessoas, entre elas pessoas acima de 60 anos, gestantes e crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos.

Também fazem parte do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe os trabalhadores de saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, forças de segurança, forças de salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, indígenas e trabalhadores dos Correios.

Chamamento ao público

Durante o evento, a secretária de Ação Social, Gerusa Sampaio, destacou a importância da vacinação para os idosos. "Essa ação é muito importante, porque essa vacina é necessária para quem está na terceira idade. Não está sendo uma gripezinha rápida, e quando a gente se vacina, fica imunizado. Sem saúde, a gente não pode fazer nada."

O vice-prefeito e secretário Pablo Roberto reforçou o simbolismo do lançamento da campanha e da participação de toda a sociedade.

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

"Hoje reunimos toda a equipe do governo, representantes da Câmara Municipal e várias autoridades aqui, para chamar a atenção da população em torno disso. Queremos que a população seja parceria neste processo e convide as pessoas a participarem deste momento. A campanha publicitária já começou muito forte, e vamos utilizar toda a nossa estrutura de saúde, através dos agentes comunitários também, e quanto mais pessoas tiverem conhecimento dos locais de vacinação, a unidade certa, a população com certeza é quem sai ganhando", salientou Pablo Roberto.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho aproveitou o lançamento da campanha no Dispensário para se vacinar. Ele conclamou toda a população a comparecer às unidades de saúde.

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

"Iniciamos essa campanha em 2025 aqui no Jardim Acácia, nesta obra maravilhosa, liderada por Irmã Rosa, no Dispensário Santana. É um espaço de saúde, do idoso, e educacional. Aqui vou tomar a vacina e falo a todo o povo, principalmente os idosos que venham tomar a sua vacina. É importante na vida da gente ser vacinado. Desde que tomei minha primeira vacina, nunca mais uma gripe me pegou, então faço questão de todos os anos no primeiro dia que começam as vacinas comparecer a uma unidade de saúde."

A diretora do Dispensário Santana, Irmã Rosa, não escondeu a emoção e expressou gratidão pelo ato. "Quero expressar a minha gratidão por esse momento tão significativo e expressivo para o Dispensário Santana. São Paulo diz que a bênção de Deus é selada com o seu próprio Espírito, que é de paz, alegria, amor, de serviço."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 02 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/