Dia D mobiliza o feirense a garantir sua dose de proteção contra a gripe
Secretaria de Saúde também ofertou outras vacinas do calendário de rotina
Feira de Santana se mobilizou neste sábado (26) com o dia "D" de vacinação contra a gripe e também para atualização da caderneta de imunização. As unidades designadas para essa ação iniciaram os trabalhos às 8h até o meio-dia garantindo as doses de proteção à saúde da população.
O objetivo do dia "D" é ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades.
O contador e ex-secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior, 70 anos, aproveitou o sábado para garantir sua dose de proteção contra a gripe. Ele foi um dos primeiros a receber a vacina na UBS CASSA, localizada no bairro Santa Mônica.
"Sempre digo: toda vacina é importante. E o melhor é sempre buscar a prevenção. Por isso aproveitei essa oportunidade para vim garantir a minha dose de proteção contra a gripe", afirmou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Além da vacina contra a Influenza, os profissionais também estiveram orientando os cidadãos sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, disponibilizando outras vacinas do calendário básico.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, acompanhou o dia "D" de mobilização e destacou a importância da imunização. Ainda, observou que a vacinação no sábado possibilita as pessoas o acesso às unidades, principalmente aquelas que trabalham de segunda a sexta.
"Esse é um momento de conscientizar e reforçar à população que existe uma vacina segura que evita hospitalizações e mortes por gripe. Em 2024, aproximadamente 200 pessoas morreram em Feira por infecções virais respiratórias", ressaltou.
Além da UBS CASSA, a vacinação ocorreu nas unidades de saúde do programa Saúde na Hora e também na zona rural do município - tanto nas sedes quanto nos povoados.
DOSE DE PROTEÇÃO
Feira deu início a vacinação contra a gripe no dia 31 de março, uma semana antes do previsto pelo Ministério da Saúde. Até esta sexta-feira (25), o município vacinou 34.978 pessoas, entre idosos, gestantes, crianças entre os seis meses a 6 anos de idade.
Também podem receber a vacina os grupos prioritários, a exemplo de caminhoneiros, professores, puérperas, motoristas do transporte coletivo, funcionários dos Correios, trabalhadores de segurança, quilombolas.
Nesta semana, Feira recebeu a terceira remessa de doses da vacina contra a influenza, que totalizam 129.530 doses - a previsão total é de 320 mil.
Importante destacar que a vacinação contra a gripe e também do calendário vacinal segue de segunda a sexta-feira nas 103 salas de imunização distribuídas na rede municipal de saúde - incluindo as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família.
Para ter acesso à imunização é necessário apresentar o documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.