Campanha de vacinação contra gripe tem baixa adesão em Feira de Santana
Apenas pouco mais de 34 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas.
Termina nesta sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e em todo país, mas a adesão está muito abaixo do que previa o Ministério da Saúde. A cidade de Feira de Santana seguiu a tendência nacional e a procura pelo imunizante também foi pequena.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Feira de Santana, a procura pela vacina ficou em torno dos 12,5%, mesmo ampliando o público-alvo. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, em entrevista ao telejornal Bahia Meio Dia, relata que apenas um pouco mais de 34 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas.
"Neste mês de maio o público da vacina foi ampliado para a população geral e então o número de pessoas vacinadas chegou a 59 mil. O dado é muito preocupante porque a gente vê os hospitais cheios de pessoas com sintomas de vírus respiratórios. A estação do inverno é propícia para a proliferação dessas síndromes e, mesmo assim, as pessoas não estão buscando a vacina que está disponível em todas as unidades de saúde. Ainda há tempo para se imunizar, nós tivemos vários óbitos este ano, de janeiro até maio, causados por influenza. Vale ressaltar que a gente teve mortes por H1N1 e a vacina protege justamente contra as complicações, como uma pneumonia, por exemplo. É importante que a população procure a vacina para se prevenir", diz.
"Temos 103 salas de vacinas do município, temos também 7 unidades de saúde que atendem com horário estendido até as 20h30 , a população que sai do trabalho que não tem como procurar um horário mais cedo. Inclusive, as pessoas que estão gripadas, que não sabem se devem ou não tomara a vacina, após 15 dias do desaparecimento dos sintomas, podem se imunizar. É muito importante, pois temos um inverno inteiro pela frente e é importante evitar agravamentos nos casos de gripe. Vale lembrar que, esse percentual de 12,5%, foi alcançado porque fomos até o público alvo, nos lares de idosos , em clínicas, nos abrigos, a busca ativa foi feita desde o início, através de eventos realizados pela SMS", explica a coordenadora.
O Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação contra influenza, em março deste ano, e a meta era imunizar 90% dos públicos prioritários. Este ano, a vacinação contra a gripe teve duas etapas e com a convocação simultânea dos públicos-alvo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.