Minuta do TSE prevê obrigações para redes sociais e uso de inteligência artificial

PolíticaEleições 2024

Minuta do TSE prevê obrigações para redes sociais e uso de inteligência artificial

Rascunhos foram divulgados na quarta, 4

Crédito: Reprodução/TRE

Os rascunhos das resoluções do Tribunal Superior eleitoral (TSE) para as eleições de 2024 foram publicados na quarta-feira (4). No documento, há propostas de novas obrigações para redes sociais, especialmente relacionadas a fake news e a integridade da eleição.

Um dos itens nas minutas sugere que seja responsabilidade das redes sociais que permitam a veiculação de conteúdo eleitoral "a adoção e publicização de medidas para impedir ou diminuir a circulação de conteúdo ilícito que atinja a integridade do processo eleitoral".

A medida deve incluir a garantia de "mecanismos eficazes de notificação, acesso a canal de denúncias e ações corretivas e preventivas". Não foi informado se as plataformas estariam sujeitas a algum tipo de punição ou multa no caso de descumprimento.

O rascunho traz ainda a proposta de que as redes sociais prestem "serviço de impulsionamento" fiquem obrigadas a manter ferramentas de transparência sobre a publicidade e sobre valores e responsáveis pelo pagamento.

"Deve ser acompanhada de informação explícita e destaca de que o conteúdo foi fabricado e manipulado e qual a tecnologia foi utilizada", diz um trecho da minuta.

Em caso de descumprimento, as medidas serão adotadas de acordo com o previsto no artigo 323 do Código Eleitoral, que prevê detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de multa.

A relatora do processo de revisão das resoluções é a ministra Cármen Lúcia, que deve ainda apresentar as versões finais para a apreciação do plenário da Corte.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/