Eleição para presidente da Câmara de São Gonçalo dos Campos não acontece

PolíticaSem quórum

Eleição para presidente da Câmara de São Gonçalo dos Campos não acontece

Vereadores lutam para poder inscrever uma chapa 

Crédito: Divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo dos Campos, Josué Oliveira, conhecido por Joca (PP), teve o plano de se reeleger pela quarta vez frustrado pelos colegas. Sete dos 13 edis não compareceram à sessão, marcada para esta sexta-feira (18) que escolheria o novo presidente da Casa Legilsativa. Com a ausência dos vereadores, a eleição foi encerrada por falta de quórum.

A maioria dos vereadores não compareceu à sessão de hoje porque entendem que essa eleição é claramente ilegal e se recusam a participar com apenas uma chapa inscrita, fruto de manobra do atual presidente para impedir a possibilidade dele perder eleição, mesmo quase um ano antes do fim do seu 3o mandato. O grupo é formado pelos vereadores Irmão Gonçalo, Gilson Cazumbá, Grilo, Ellon Maldine, Platina, Edmundo e Sérgio de Dezinho.

Por conta disso, Joca, ao perceber que não haveria quórum para a eleição convocou outra sessão de forma arbitrária para o próximo dia 21 de março. O advogado dos vereadores contesta a legalidade da nova convocação: "Ele faz referência a regras do Regimento Interno que claramente não se aplicam ao caso, pois são específicos para quando não há Mesa Diretora eleita e com mandato em curso, especificamente quando há Sessões Especiais de Instalação no início de cada Legislatura, que ocorrem no dia 1o de janeiro. Josué ignora propositalmente que foi uma Sessão Extraordinária e não segue o que manda a Lei Orgânica e o Regimento Interno para novas sessões com essa pauta. Mais um absurdo da atual presidência, que escondeu o edital da eleição, impedindo outra chapa e usa da atividade pública como se fosse sua vida particular", disse Targino Neto, advogado especialista em direito eleitoral.

"Nós faltamos em repúdio aos atos autoritários do atual presidente, ele está fazendo tudo para se manter no poder, rasgando e atropelando todas as leis. Onde está a urgência dessa eleição agora e por que ele ser candidato sozinho?", disse Gilson Cazumbá, vereador de 08 mandatos, presidente 03 vezes da Casa.

Já o vereador Irmão Gonçalo, que foi presidente em 02 ocasiões, protesta: "Só soubemos dessa eleição quando não poderia mais haver a inscrição de uma chapa. Nós estamos lutando pelo direito de inscrever nossa chapa! Ela está pronta! Por que temos que ir para uma eleição em chapa única se a maioria é contra? Não vamos engolir isso!". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 13 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/