Prefeito nomeia filha e irmão em secretarias; MP-BA investiga nepotismo
O nepotismo acontece quando os vínculos de parentesco são favorecidos nas relações de trabalho.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu uma denúncia de nepotismo após o prefeito de Valente, Ubaldino Amaral (Avante), nomear a filha, Mabel Amaral, para a Secretaria de Assistência Social, e o irmão, Arnaldo Amaral, para a Secretaria de Governo e Gestão.
O nepotismo acontece quando os vínculos de parentesco são favorecidos nas relações de trabalho. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município em 2 de janeiro. O g1 tentou contato com a Prefeitura de Valente, cidade que fica a 230 km de Salvador, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.Os novos secretários também foram apresentados nas redes sociais do prefeito. Na publicação, o grau de parentesco entre Mabel, Arnaldo e Ubaldino não foram citados.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Mabel Amaral de Oliveira, agora secretária de Assistência Social, foi apresentada como biomédica, pós-graduada em gestão pública e políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela foi vereadora do município entre 2017 e 2020 e ocupou o mesmo cargo que foi nomeada por Ubaldino em 2011/2012 e 2021/2024.
Já Arnaldo Amaral de Oliveira foi ex-vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito de Valente, secertário de Agricultura e secretário de Saúde.
O MP-BA informou que recebeu a representação sobre o caso na quarta-feira (8) e apura para avaliar as medidas cabíveis.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.