Bahia bate recorde de prefeitos reeleitos
Por outro lado, no estado baiano apenas 14% das prefeituras serão comandadas por mulheres.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez uma coleta de dados eleitorais, após o segundo turno das Eleições Municipais de 2024 e chegou a conclusão que oito a cada dez candidatos à reeleição saíram vitoriosos do pleito.
Na Bahia, o índice foi ainda mais alto, com 85% dos candidatos seguindo por mais quatro anos em seus mandatos já em exercício. Dos 5.569 municípios que contaram com os pleitos realizados no dia 6 e 27 de outubro, em 5.528 é possível atestar um vencedor, enquanto em 41 cidades do país o candidato mais votado encontra-se sub judice, como é o caso do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Dos 3.006 candidatos à reeleição declarados, 2.461 saíram vencedores, 14 encontram-se sub judice e 531 foram efetivamente derrotados. Com isso, a taxa de sucesso dos candidatos à reeleição foi de 82%, a mais alta registrada desde o início das reeleições. No primeiro turno das eleições, a Bahia registrou 88% de índice de reeleição. O número caiu para 85% após a segunda etapa, mas mesmo assim bate recordes.
O Brasil registrou o maior quantitativo de prefeitas mulheres eleitas (730), com um aumento em relação às eleições de 2020. Mas, apesar disso, no Estado baiano apenas 14% das prefeituras serão comandadas por mulheres.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.