Sem criatividade, Brasil fica no empate com a Costa Rica na estreia da Copa América

EsportesCopa América

Sem criatividade, Brasil fica no empate com a Costa Rica na estreia da Copa América

O Brasil saiu na frente no placar com Marquinhos aos 29 minutos 

Foto: Divulgação / Conmebol

A Seleção Brasileira estreou com empate na Copa América, na noite desta segunda-feira (24). Sem criatividade, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Costa Rica, no So-Fi Stadium, em Los Angeles, pela primeira rodada do Grupo D.

Com o resultado, o time Canarinho anota seu primeiro ponto na tabela de classificação e está atrás da Colômbia, que mais cedo venceu o Paraguai por 2 a 1. Os comandados do técnico Dorival Júnior voltam ao gramado na próxima sexta (28), às 22h, em Las Vegas, para medirem forças com os paraguaios, pela segunda rodada.

O JOGO

Melhor tecnicamente, a Seleção Brasileira começou a partida com mais domínio e posse de bola. A primeira iniciativa aconteceu aos seis minutos com Raphinha recebendo lançamento de Danilo e partindo em velocidade. Ele invadiu a área, chegou na linha de fundo, mas ficou sem ângulo e chutou em cima do goleiro. Aos 11 Rodrygo quase abriu o placar ao receber passe de Paquetá, ganhou dos marcadores, finalizou e a bola passou perto da trave direita de Sequeira.

Na troca de passes, o Brasil vai chegando na área e pressionando os costarriquenhos. Porém, apesar do maior domínio e volume de jogo, os brasileiros não conseguem furar a defesa adversária para fazer Sequeira trabalhar. Aos 21 minutos, o time Canarinho roubou a bola no campo de defesa e partiu em velocidade no contra-ataque. Vinicius Júnior tocou para Paquetá, que finalizou da entrada da área, mas mandou para fora. No minuto seguinte, jogadores da Seleção pediram pênalti de Quirós em Vini Jr, mas o árbitro mandou seguir. Aos 24, o selecionado verde-amarelo criou outra boa chance. Raphinha foi lançado na área, mas chutou no goleiro. Na sobra, Rodrygo dominou, mas foi derrubado e o jogo seguiu. Na sequência, Paquetá cabeceou para fora no cruzamento feito por Danilo.

O Brasil saiu na frente no placar com Marquinhos aos 29 minutos. Na cobrança de falta de Raphinha, Rodrygo desviou de cabeça e o xerifão empurrou para o fundo das redes. Após mais de três minutos de checagem, o gol foi invalidado pelo VAR apontando impedimento do zagueiro brasileiro depois do toque do atacante.

Apesar do banho de água fria com a anulação do gol, o Brasil seguiu na mesma toada, dominando a bola, trocando passes e buscando sempre pressionar a Costa Rica no ataque. Aos 38 minutos, os brasileiros pediram pênalti alegando toque no braço do zagueiro Vargas na jogada de Paquetá que foi à linha de fundo e tentou o cruzamento para o miolo da área. Os jogadores iniciaram uma confusão com o goleiro Sequeira e após muita conversa, Raphinha cobrou o escanteio, mas o arqueiro costarriquenho tirou de soco. Aos 41, Vini Jr fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Paquetá que finalizou de primeira, mas mandou por cima da meta adversária. Já nos acréscimos, aos 46, Rodrygo finalizou de fora área e a bola passou perto do ângulo esquerdo da meta da Costa Rica.

Segundo tempo

As duas seleções voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial. E o jogo recomeçou do mesmo jeito que terminou os 45 minutos iniciais, com o Brasil pressionando. Logo no primeiro minuto, Rodrygo levou perigo ao finalizar para fora o cruzamento feito por Paquetá.

Apesar de ter maior domínio, o Brasil segue sem conseguir furar a defesa costarriquenha. Aos 14, a Seleção chegou com perigo. Raphinha chegou pela esquerda e tocou para o meio da área. Vini Jr. deu um belo toque de calcanhar buscando Rodrygo, que chegava em velocidade e tentou finalizar, mas a bola explodiu em Vargas. Três minutos depois, Paquetá acertou a trave esquerda de Sequeira ao chutar da entrada da área.

Aos 25 minutos, o técnico Dorival Júnior promoveu duas trocas na Seleção. Saíram Raphinha e Vini Jr para as entradas de Savinho e Endrick, respectivamente. E o Brasil quase marcou o primeiro gol com ajuda de Mitchell. Cruzamento de Savinho pela direita e o jogador costarriquenho cabeceou para a própria meta e obrigou Sequeira a fazer grande defesa e colocar para escanteio. Aos 31, Savinho fez bela jogada pela direita ao invadir a área driblando dois marcadores, mas finalizou muito mal e mandou para a lateral. Dois minutos depois, Paquetá fez boa trama, driblou Calvo na linha de fundo e cruzou para trás. Arana chegou enchendo o pé de fora da área e obrigou Sequeira a fazer grande defesa.

O Brasil criou outra boa chance aos 45 minutos. Boa jogada de Savinho que driblou o marcador e deixou para Bruno Guimarães, que bateu colocado, mas mandou para fora.

FICHA TÉCNICA
Brasil 0x0 Costa Rica
Copa América - 1ª rodada Grupo D
Local: So-Fi Stadium, em Los Angeles
Data: 24/06/2023, segunda-feira
Horário: 22h de Brasília
Árbitro: César Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morín e Marco Bisguerra (ambos do MEX)
VAR: Guillermo Pacheco (MEX)
Cartão amarelo: Éder Militão (Brasil) / Calvo, Ugalde (Costa Rica)

Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes (Gabriel Martinelli), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha (Savinho), Rodrygo e Vinicius Junior (Endrick). Técnico: Dorival Júnior.

Costa Rica: Sequeira; Mitchell, Vargas e Calvo; Quirós, Brenes (Bran), Gal e Lassiter (Mora); Aguilera (Taylor), Zamora (Campbell) e Ugalde (Madrigal). Técnico: Gustavo Alfaro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/