Fórum Estadual do Esporte Escolar avalia desempenho baiano em 2023

EsportesEsporte na Bahia

Fórum Estadual do Esporte Escolar avalia desempenho baiano em 2023

Evento foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro

Foto: Divulgação

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a Federação Baiana de Esporte Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) e apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar e o Centro Universitário Universo Salvador, realizou o III Fórum Estadual do Esporte Escolar. O Encontro teve como objetivo avaliar o esporte escolar competitivo baiano em 2023 e debater propostas para 2024.

Na quarta-feira (6), no principal dia do Fórum, quando houve participação popular, o evento contou com presença significativa de professores e professoras, gestores e gestoras escolares, além da representação de outras Federações esportivas como a Federação de Corrida de Orientação, Karatê e Taekwondo. Dentre os mais de 130 inscritos, muitos vieram de fora de Salvador, como Feira de Santana, e municípios das regiões sudoeste, norte e Chapada Diamantina.

Além da prestação de contas à comunidade do esporte escolar, foram apresentadas muitas propostas de ajustes aos Jogos Escolares da Bahia para 2024. Vários participantes apresentaram trabalhos em pôster divulgando ações e vivências e dentre os mais atuantes nesse aspecto pode-se destacar o grupo Calangos do Sertão de Corrida de Orientação, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, com quatro trabalhos apresentados.

"A inserção da modalidade orientação nos jogos escolares em 2024 é uma grande conquista. O nosso desejo é o de que todas as escolas da Bahia possam adotar o esporte orientação em suas atividades e quem sabe, fazer parte do currículo escolar e do PPP - Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino. A popularização do esporte e a inclusão de jovens no mundo da corrida de orientação já é uma prática da equipe Calangos do Sertão, com mais essa oportunidade de expandir o esporte, todos só tem a ganhar", disse a professora Erika Teles, coordenadora da equipe Calangos do Sertão, que esteve na quinta-feira (8), representando a Federação Bahiana de Orientação (FBO).

Na oportunidade, a Federação Baiana de Esporte Escolar homenageou os integrantes baianos que disputaram a Gymnasiade Mundial Escolar em 2023, sendo sete estudantes, uma professora e um professor. Estudantes feirenses conquistaram no Mundial 11 medalhas e dentre elas uma campeã e um campeão mundial.

A atleta feirense Elian Evelyn Ramos, atleta de corrida de orientação, representante do Colégio Lírio dos Vales, recebeu a homenagem pelo 3º lugar em equipe, nos jogos mundiais escolares - Gymnasiade U15 (sub-15), que aconteceu no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

A Federação Baiana de Esporte Escolar avalia o Fórum como grande sucesso e agora seu desdobramento é encaminhar ao Poder Público o documento final, construído pelos debates, críticas e propostas apresentadas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 21 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/