Equipe Calangos do Sertão tem oito atletas aprovados no Bolsa Esporte

EsportesEsporte feirense

Equipe Calangos do Sertão tem oito atletas aprovados no Bolsa Esporte

Dois educadores físicos também foram beneficiados  

Equipe Calangos do Sertão tem oito atletas aprovados no Bolsa Esporte |Divulgação

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), lançou o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – o Bolsa Esporte. A finalidade do programa é o de oferecer suporte para o treinamento e participação em competições regionais, nacionais e internacionais dos atletas baianos.

A Bolsa de Demanda Social é concedida diretamente aos atletas que possuem ranking nacional ou internacional, durante 12 meses, podendo ser prorrogada por tempo igual, a depender do desempenho dos atletas, como por exemplo os atletas do projeto Calangos do Sertão.

A Equipe de Corrida de Orientação do Calangos do Sertão teve oito atletas contemplados com a bolsa: a atleta Geovanna Teles Cordeiro Mineiro, na categoria Internacional C (Sul-Americano), os atletas Marcos Vinícius Lima Santos, Fernanda Barbosa da Silva, Regiane Oliveira da Silva, Cleberson Pereira Paiva e Álvaro Vinicius Marques Alves, na categoria Nacional A (Brasileiro) e os atletas Ana Beatriz Barbosa Ferreira e Levy Frejat de Amorim Moreira, categoria Nacional B (Brasileiro, menor de 18 anos). Além dos atletas, dois Educadores Físicos foram habilitados para o treinamento: Dreamer Rabelo de Castro e Marcio Goes de Jesus.

A Associação Desportiva Calangos do Sertão é uma entidade sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, fundada em 2017, por professores, alunos e pais do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, na cidade de Feira de Santana, Bahia. A entidade desenvolve projetos esportivos, educacionais e sociais no município. Hoje, ela conta com mais de 60 (sessenta) atletas filiados, dentre estes, adolescentes e jovens de escolas públicas envolvidos no Projeto de Corrida de Orientação. Durante estes quatro anos de existência, a associação contou com o apoio de colaboradores voluntários e de doações para se manter.

A professora e uma das coordenadoras do projeto social, Erika Teles, descreveu como foi todo o caminho para esta conquista. "Em dezembro de 2017, fundamos a associação, mas já trabalhávamos na escola com o projeto. No ano de 2018, levamos três atletas para a Copa Nordeste de Orientação, em Porto de Galinhas (PE), vimos que era possível. Em 2019, organizamos rifas, cursos, vendemos lanches, firmamos parcerias para treinamentos com a equipe de corrida Tartarugas do Asfalto, Adrenalina Sport e Funcional Marcio Bico. Recebemos apoio de empresas locais como a Folha do Estado da Bahia, a União Médica e o Grupo Baiano de Oncologia, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através do Pró-Cultura/Esporte, de professores e amigos, os quais doaram tênis, colchão inflável, cobertores. Com todo esse apoio, conseguimos participar com uma quantidade maior de atletas no Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint, em Salvador, no Campeonato Brasileiro de Orientação, em Bom Despacho (MG) e na Copa Nordeste de Orientação, em Vila Flor (RN). Estávamos prontos, a maioria com ranking e aptos para o Bolsa Esporte", declara a professora Erika Teles.

Início das competições do Esporte Orientação 2021

A Equipe Calangos do Sertão ainda busca apoio para 2021, com 14 projetos de atletas aprovados no Pró-Cultura/Esporte 2021, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, DECRETO Nº 12.145, DE 20 DE MAIO DE 2021.

O programa institucional apoia projetos na área da cultura e do esporte, através do incentivo fiscal pela Lei Municipal nº 1.972/97. Esta Lei prevê o abatimento de 20% do valor do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) a ser pago pela empresa ao município para que o mesmo seja destinado ao projeto aprovado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Mesmo já tendo garantido para 2022 algumas bolsas do programa do governo estadual, os atletas precisam participar este ano dos campeonatos que começarão neste mês de outubro, de 08 a 12, com a Copa Sul, em Caxias do Sul (RS) e o Campeonato Brasileiro de Orientação, no município de Trairi (CE), de 11 a 14 de novembro também está previsto para o ranking 2021, a as etapas do Campeonato Baiano que acontecerá em janeiro de 2022, na região do Litoral Norte Bahia.

Através do incentivo fiscal do ISS pelo Pró-Cultura/Esporte, os atletas Geovanna Teles, Marcus Vinicius Lima, Guilherme Teles e Erika Teles renovaram a parceria com a União Médica. O atleta Álvaro Vinícius firmou parceria com a Jacuípe Veículos, a atleta Ana Beatriz Ferreira está com o apoio do Grupo Baiano de Oncologia (GBO) e o atleta Cleberson Paiva, com a parceria do Hospital EMEC. "Ainda falta apoio para os projetos dos atletas Nadson Lima, Thainá Ribeiro, Caio Henrique Oliveira, Regiane Oliveira, Fernanda Barbosa, Levi Frejat Moreira e Tiago Vaz. A empresa que queira apoiar os projetos poderá entrar em contato pelo Tel. 75 991840005, conhecer o projeto e firmar a parceria", finalizou o professor Nilson Mineiro, Conselheiro Fiscal da Associação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/