Comissão técnica da Seleção Brasileira foca nos estudos para Copa do Mundo

EsportesCapacitação

Comissão técnica da Seleção Brasileira foca nos estudos para Copa do Mundo

Profissionais terminam módulo prático da Licença PRO  

Crédito: Ascom/CBF

Uma Copa do Mundo é um evento que exige muito preparo. Jogadores, membros de comissões técnicas, jornalistas, profissionais de logística, e todos os outros envolvidos em um dos maiores eventos esportivos do mundo estudam, treinam e se capacitam durante anos para um mês da competição que tem o poder de mudar vidas. E de trabalho duro a Comissão Técnica da Seleção Brasileira entende bem.

Até este domingo (10), Thomaz Koerich, Matheus Bachi e Cléber Xavier permanecerão concentrados no Rio de Janeiro para finalizar o módulo de aulas práticas da Licença PRO da CBF Academy. O analista de desempenho e os auxiliares técnicos de Tite estão dando os passos finais no último degrau da formação oferecida pela unidade educacional da CBF.

"Por a gente estar estudando e procurando conhecimento, às vezes a gente enxerga a própria aula por uma ótica diferente e isso vira debate tanto na CBF quanto aqui entre nós e com outros colegas. Essa busca do conhecimento gera questionamentos, e todo questionamento gera mais conhecimento, então gera um ciclo vicioso e estar estudando e buscando isso é importantíssimo", disse Matheus Bachi.

Os três iniciaram as aulas online em dezembro de 2020, fizeram o primeiro módulo presencial em julho de 2021, e retomaram as aulas neste ano de 2022. Antes da Licença PRO, Matheus e Thomaz já haviam feito a Licença B em 2017, e passaram pela Licença A em 2018 e 2019.

No último módulo prático, os alunos estão estudando sobre gestão de elenco, planejamento semanal, pré-temporada, confronto de sistemas, ataque posicional, intervenção no jogo e periodização tática. Durante o último modulo online, se debruçaram sobre planejamento plurianual.

Entre os colegas de turma de Thomaz, Cléber e Matheus estão Ricardo Gomes, Rosana dos Santos, Felipe Maestro, e outros. Os integrantes da Comissão Técnica da Seleção Brasileira destacaram a interação com os outros alunos como um ponto importante para a troca de experiências, além das aulas de professores brasileiros e estrangeiros que ajudam a enxergar o Futebol por outra ótica.

"São cinco anos envolvido em salas de aula, em cursos, em aulas desses professores que vêm contribuir pra esse conjunto de conhecimentos que a gente vem agregando. Tudo isso faz com que a gente seja um melhor profissional, um melhor treinador, e assim a gente contribui melhor pro processo de preparação de uma Copa do Mundo, contribui melhor com os processos de treinamento com a Comissão Técnica, com o Treinador, então isso agrega bastante no trabalho", ressaltou Thomaz.

A Licença PRO é o degrau mais alto na hierarquia de Licenças da CBF Academy, e tem como objetivo qualificar o profissional para atuar em equipes profissionais a nível internacional. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 16 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/