Conta de energia fica mais cara na Bahia a partir desta terça (22)

MunicípiosConta de luz

Conta de energia fica mais cara na Bahia a partir desta terça (22)

Índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 2,05%  

Reprodução / Neoenergia Coelba

A conta de energia na Bahia fica mais cara a partir desta terça-feira (22). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu as novas tarifas de energia elétrica que vão atingir os mais de 6,7 milhões de clientes atendidos pela Neoenergia Coelba.

O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 2,05%. Para a baixa tensão, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, o efeito médio será de 1,88%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 2,53%.

Os custos de encargos setoriais estão contribuindo com 1,86% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com 0,03% no índice, totalizando 1,88%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -3,12% no índice final.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Na composição da tarifa, a parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto. Do valor cobrado na fatura, 34,47% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 33,30% do total. A distribuidora fica com 32,22% do valor pago pelos consumidores baianos para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, R$ 32,22 são destinados efetivamente à empresa para operar, manter e expandir todo o sistema elétrico nas 417 cidades atendidas pela distribuidora.

Uma das maneiras para economizar diante da alta na tarifa é aproveitar os projetos desenvolvidos pela Neoenergia Coelba. Os descontos podem até zerar o custo final da fatura.

O Vale Luz, por exemplo, permite descontos na fatura de energia a partir da entrega de resíduos recicláveis como plásticos (garrafas PET, PP, PE e sacolas), metais (alumínio e ferro), papéis (revistas, jornais e papelão), vidro, eletrônicos e óleos vegetais 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 24 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/