Clubes fazem homenagens no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Celebrações começam com gesto histórico do Vasco, ao lançar Código de Conduta Ética
Richarlyson declarou-se bissexual, pela primeira vez, no podcast "Nos Armários do Vestiário", publicado na última sexta-feira. No mesmo dia, as torcidas organizadas do Vasco assinaram um Código de Conduta Ética e um manifesto contra a homofobia. Trata-se de um movimento que celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ e agora ganha outros adeptos.
Neste dia 28 de junho, dezenas de clubes se manifestaram com homenagens nas redes sociais em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data faz referência à Revolta de Stonewall, que aconteceu em 1969, nos Estados Unidos.
Na Série A do Brasileiro, clubes como Flamengo, Botafogo e Fluminense se manifestaram durante a manhã da terça-feira. São Paulo, Palmeiras e Corinthians também seguiram a mesma linha.
O marco histórico do Vasco
No ano passado, o Cruz-Maltino lançou um manifesto contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro. Pouco depois, contudo, o então capitão Leandro Castan postou uma passagem bíblica nas redes sociais e recebeu críticas por parte da torcida. Estava indo na contramão de German Cano, que levantou a bandeira do arco-íris na comemoração de um gol.
Um ano depois, o Vasco tornou-se ainda mais incisivo. Além do Código de Conduta Ética, o clube lançou uma campanha publicitária - mudando o símbolo do patrocinador - e também entrou em campo com fogos nas cores da bandeira LGBTQIA+, na última rodada da Série B.
Na ocasião, funcionários também estiveram com bandeiras personalizadas ao redor do gramado, e a própria torcida preparou faixas em defesa da diversidade. O volante Yuri Lara, em campo na partida, destacou o papel do clube na luta.
- O Vasco sempre foi um clube que lutou contra o preconceito, que brigou por todas as causas, seja contra o homofobia e o racismo. Temos que aplaudir essa ação e lutar pela causa.
Pelo direito de ser quem é.
— Flamengo (@Flamengo) June 28, 2022
Pelo respeito a toda forma de amor.
Pela resistência dos que lutam.
❤️🧡✊💚💙💜#CRF pic.twitter.com/exe0ViP1IL
Hoje é dia de se orgulhar, de celebrar sua luta, sua resistência e, acima de tudo, celebrar quem você é! 🏳️🌈
— Corinthians (@Corinthians) June 28, 2022
Dia do Orgulho LGBTQIA+ 🖤#DiaDoOrgulho#VaiCorinthians pic.twitter.com/RYeuDyMBh0
De 77 para a história, a Coligay quebrou paradigmas e deixou um legado no futebol. Mais que pé-quentes, corajosos, livres, Imortais. Uma lição que muito nos orgulha sobre a luta pelo direito de existir, viver, amar e torcer para o Tricolor! 🇪🇪🏳️🌈 #ClubeDeTodos #DiaDoOrgulhoLGBTQI pic.twitter.com/VM0cTx0kar
— Grêmio FBPA (@Gremio) June 28, 2022
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.