Beth Gomes bate recorde Mundial e conquista prata no arremesso de peso
Competindo contra atletas de classe superior, a brasileira de 59 anos superou as expectativas
A porta-bandeira do Brasil, Beth Gomes, começou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 de maneira impressionante. Competindo na final do arremesso de peso F54, a atleta, única da classe F53, enfrentou adversárias de uma classe superior, que possuem menor comprometimento físico motor. Mesmo assim, a brasileira de 59 anos não apenas bateu o recorde paralímpico de sua classe duas vezes, mas também quebrou o recorde mundial ao alcançar a marca de 7,82 metros, assegurando a medalha de prata.
Beth foi a sexta a competir entre as sete finalistas. Naquele momento, a mexicana Gloria Guadarrama liderava com 8,06 metros, seguida pela chilena Francisca Mardones com 7,59 metros. Com um histórico de 7,64 metros como melhor marca do ano e 7,75 metros como recorde mundial da classe F53, a brasileira estava confiante na conquista de uma medalha.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Em seu primeiro arremesso, Beth registrou 7,28 metros, estabelecendo um novo recorde paralímpico para sua classe e posicionando-se em quarto lugar na final. Após queimar as duas tentativas seguintes, ela alcançou 7,51 metros, quebrando novamente o recorde paralímpico e assumindo a terceira colocação.
No entanto, o melhor estava por vir. Em sua última tentativa, Beth arremessou o peso a 7,82 metros, quebrando o recorde mundial da classe F53 e garantindo a vice-liderança na prova. A uzbeque Nurkhon Kurbanova ainda tentou ameaçar a posição da brasileira, mas com 7,75 metros, ficou com o bronze.
Beth Gomes celebra assim mais uma conquista em sua carreira, mostrando que a determinação e o talento não conhecem limites, mesmo quando competindo em desvantagem física.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.