Atlético Mineiro e Bahia lideram ranking das melhores defesas
Equipes da Série A têm as menores médias de gols sofridos em 2025
O velho ditado do futebol nunca sai de moda: "ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos". E se depender do desempenho defensivo, Atlético Mineiro e Bahia largam na frente na temporada. As duas equipes ostentam as menores médias de gols sofridos entre os clubes da Série A, um dado que pode fazer a diferença nos torneios nacionais.
O Galo, hexacampeão mineiro, sofreu apenas quatro gols em 14 partidas em 2025, atingindo uma impressionante média de 0,29 gols por jogo. Com um sistema defensivo bem ajustado, liderado por Junior Alonso e Guilherme Arana, e a segurança de Everson no gol, o time mineiro mostra que sabe se proteger. Já o Bahia, comandado por Rogério Ceni, também tem números de respeito: em 19 jogos, sofreu sete gols, média de 0,37. A solidez defensiva foi essencial na caminhada do Tricolor rumo à final do Campeonato Baiano e nas disputas da Copa do Nordeste e da Libertadores.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Na terceira posição do ranking aparecem Internacional, Ceará e Flamengo, todos com média de 0,5 gol sofrido por jogo. Os três clubes colhem os frutos dessa consistência defensiva: Inter e Flamengo já levantaram as taças estaduais, enquanto o Ceará saiu na frente na decisão do Cearense. Do outro lado da tabela, a pior defesa da elite nacional é a do Mirassol, que sofreu 23 gols em 13 jogos, média de 1,77 por partida.
Agora, com o Campeonato Brasileiro prestes a começar, a pergunta que fica é: quem conseguirá manter essa solidez defensiva diante dos ataques mais poderosos do país? A resposta começa a ser dada no fim de março, quando a bola rolar para o torneio mais equilibrado do Brasil.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.