Pesquisa indica que variante ômicron responde por 97% dos casos no Brasil
Em 13 estados, patamar alcançado pela variante já supera 90%
Um estudo realizado em conjunto pelas redes Vírus e Corona-ômica BR, vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) indica que a variante Ômicron do coronavírus já é responsável por 97% dos casos da Covid-19 no Brasil e alcança um percentual superior a 90% em 13 estados: Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
O estudo leva em conta casos confirmados até a primeira semana de janeiro.
Em cinco estados analisados, a presença da Ômicron chegou a 100% das amostras analisadas em janeiro: Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina.
O estado do Sul, aliás, é o único que já havia registrado 100% de presença da Ômicron nas amostras analisadas em novembro. As amostras positivas do estudo não passaram por sequenciamento genético.
O estudo detectou o aumento progressivo de casos suspeitos da linhagem em novembro (3,4%), dezembro (67,5%) e janeiro (97%). Nos três meses, houve também aumento no número de casos positivos para Covid-19 como um todo. Ele foi de 5,3% em novembro, 6,9% em dezembro e chegou a 31,3% nos primeiros dias de janeiro.
Na pesquisa, apenas três estados não tiveram amostras examinadas em janeiro: Alagoas, Piauí e Sergipe. Entre as unidades da federação onde houve análise, Amazonas teve apenas um teste avaliado e, embora tenha sido positivo para Covid-19, não foi detectada a presença da Ômicron.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.