Prefeitura instala dois postos avançados de saúde no Circuito Maneca Ferreira

MicaretaMicareta 2025

Prefeitura instala dois postos avançados de saúde no Circuito Maneca Ferreira

 Os postos avançados estarão equipados para atender qualquer intercorrência durante a festa

Foto: Jorge Magalhães - Arquivo
A segurança à saúde do folião na Micareta 2025 está garantida pela Prefeitura de Feira de Santana. A Secretaria Municipal de Saúde vai instalar dois postos avançados no Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra. Além disso, equipes da Vigilância Sanitária e de Controle Epidemiológico vão intensificar os trabalhos no período da festa.

Os postos avançados estarão equipados para atender qualquer intercorrência durante a festa, a exemplo de traumas, parada cardiorrespiratória, uso excessivo de bebidas alcoólicas, gestantes em trabalho de parto, além da realização de curativos, avaliações clínicas e prescrição de medicamentos.

Estas unidades vão funcionar em local estratégico para facilitar o acesso, sendo uma no início do corredor da folia e a outra no cruzamento entre as avenidas João Durval Carneiro e a Presidente Dutra.

"Vamos disponibilizar aparelhos, medicamentos e profissionais para prestar o atendimento adequado às pessoas, desde questões clínicas, traumáticas a obstétricas", assegura o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. Os postos avançados vão abrir sempre uma hora antes do início da festa até o horário em que a Polícia Militar estiver na avenida.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O gestor da pasta acrescenta que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será disponibilizado para a Micareta com equipe extra. Desta forma, isso não vai impactar o funcionamento do serviço.

Outras equipes que vão atuar na festa são da Vigilância Sanitária com inspeções em camarotes, trios e barracas para garantir que o alimento que for consumido esteja em condições adequadas e bem acondicionados, e de Controle Epidemiológico.

MEDIDAS PREVENTIVAS

"Teremos testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis em parceria com a Sesab e distribuição de preservativos. Caso uma pessoa seja diagnosticada com a sífilis, por exemplo, ela será encaminhada para tratamento e, com isso, conseguimos quebrar a cadeia de transmissão no sexo desprotegido".

De acordo com Rodrigo Matos algumas medidas preventivas visando a saúde do folião já vem sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Exemplo disso é a campanha de vacinação antecipada no município – teve início uma semana antes em relação a demais municípios do país.

"Quanto mais cedo a gente começasse a vacinação, mais tempo daria para proteger o sistema imunológico das pessoas mais vulneráveis a doenças respiratórias, resfriados e a gripe. A Micareta é uma grande festa que atrai muitas pessoas e as aglomerações são propícias para transmissão viral", explica o gestor da pasta. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 16 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/