STF forma maioria para condenar mais seis réus por atos em 8 de janeiro
O julgamento é virtual e começou dia 6 de outubro
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (16), maioria para condenar mais seis réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Seis ministros votaram a favor da punição dos envolvidos.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação. Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli acompanharam o entendimento do colega. Já Cristiano Zanin e Edson Fachin divergiram em relação às penas, mas concordaram com a punição — Moraes propôs 17 anos em reclusão.
Em seu voto, o relator argumentou ainda sobre o pagamento de R$ 30 milhões pelos golpistas e citou o "prejuízo material resultante dos atos criminosos" em R$ 25 milhões, sem contar "danos inestimáveis ao patrimônio histórico e cultural".
Com a maioria formada esta noite, serão condenados quatro homens e duas mulheres — eles são de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou os réus pelos crimes mais graves atribuídos aos atos: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento é virtual, começou no dia 6 deste mês e só termina nesta terça-feira (17).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.