Polícia Civil reforça estratégias de investigação descaracterizada para Carnaval 2024

SegurançaBahia

Polícia Civil reforça estratégias de investigação descaracterizada para Carnaval 2024

Durante as abordagens, os policiais civis terão identificação clara 

Crédito: Feijão Almeida/GOVBA

Na manhã desta terça-feira (23), durante o lançamento da Operação de Segurança para o Carnaval 2024, a delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito, anunciou inovações nas estratégias de investigação para garantir a segurança durante a festividade. Em 2023, a Polícia Civil implementou equipes veladas, policiais disfarçados como foliões, obtendo sucesso. Para este ano, a delegada-geral revelou um aumento para mais de 200 profissionais por dia, atuando de forma discreta em todas as áreas para detectar atividades criminosas.

As equipes descaracterizadas estarão em campo, monitorando os circuitos e contando com observadores em catorze postos estratégicos. Durante as abordagens, os policiais civis terão identificação clara para evitar situações de dúvida, baseando-se no trabalho dos observadores. Além disso, um sistema de troca de mensagens está programado para receber informações em tempo real sobre o que está ocorrendo nos circuitos, permitindo o deslocamento rápido das equipes para prisão e condução de indivíduos envolvidos em delitos durante o evento.

Cerca de 3,5 mil profissionais da PC atuarão durante a festa em eventos que acontecem em pelo menos 75 cidades baianas, incluindo celebrações momescas, como a Festa de Iemanjá, Fuzuê, Furdunço e Pipoco. Essa presença ampliada visa abranger uma vasta área geográfica e garantir a segurança não apenas nos grandes centros, mas também em eventos regionais vinculados ao Carnaval.

A novidade foi apresentada como parte dos esforços para garantir a segurança dos foliões, durante o evento no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, além do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; os comandantes-gerais da Polícia Militar (PMBA), coronel Paulo Coutinho, e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini; da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; da diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Ana Cecília Cardoso Bandeira; e do senador, Otto Alencar; entre outras autoridades.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 25 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/