67ª CIPM destaca redução de homicídios nos distritos de Feira e cidades vizinhas

SegurançaMancha criminal

67ª CIPM destaca redução de homicídios nos distritos de Feira e cidades vizinhas

Houve um grande número de apreensão de armas e drogas nas regiões atendidas pela companhia 

Foto: Divulgação/ 67ª CIPM
O município de Conceição da Feira atingiu a marca de 100 dias sem registro de homicídios. Na última semana, São Gonçalo dos Campos também completou 70 dias sem esse tipo de ocorrência. A informação é da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento dos oito distritos de Feira de Santana e as duas cidades vizinhas.

Segundo a 67ª CIPM, houve um grande número de apreensão de armas e drogas nas regiões atendidas pela companhia, que registrou um aumento de 250% nas apreensões de armas de fogo em setembro, em relação ao ano passado. Esse esforço resultou em uma redução de 20% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Em entrevista ao Folha do Estado, o comandante da 67ª CIPM, major Robson Reis, explicou que os resultados positivos são reflexo da intensificação das operações na área de abrangência da companhia e projetos educacionais realizados em escolas. Ele também citou como exemplo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos distritos de Feira, o mês de outubro deste ano, que registrou apenas um homicídio, contra seis ocorridos no mesmo período do ano passado.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Nos distritos de Feira de Santana, iniciamos um pouco antes das eleições, uma operação chamada Distrito em Paz, e colocamos mais uma viatura na área, que a cada dia, é direcionada para um distrito. Para ficar claro, estamos atuando de acordo com a mancha criminal e ao observarmos a necessidade, nós colocamos essa segunda viatura, em um determinado distrito. Com isso, também conseguimos reduzir os índices dos distritos. Estávamos há cerca de 15 dias sem nenhum homicídio nos distritos, mas há dois aconteceu um crime em toda a nossa área. Então contra os seis CVLIs registrados em outubro do ano passado, tivemos apenas um em outubro deste ano", informou.

Palestras em escolas

Além do policiamento tático e operações especiais, o major Robson Reis reforçou a importância dos projetos educacionais realizados em escolas, através da Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com palestras baseadas no currículos dos estudantes, que possuem oito lições com orientações desde a importância de conhecer números de emergência, não praticar o bullying; placa de trânsito; saber o que é seguro tocar, cheirar, provar ou comer; como também não falar com estranhos e questões emocionais. "Usamos o Leo, um boneco de pelúcia em sala, e finalizamos com uma formatura. Esse programa é uma tríade Família/ Escola/ Polícia Militar.

Guerra do tráfico

Em meio ao crescimento das facções e guerra pelo tráfico de drogas, o comandante da 67ª CIPM destacou que as guarnições têm monitorado os grupos que vem atuando nos distritos da cidade, impedindo os ataques.

"Existe uma briga de facções nos distritos de Humildes e João Durval Carneiro (Ipuaçu). No Km 7, em Ipuaçu, existe uma guerra do tráfico, que temos monitorado e não permitimos que haja o ataque, assim como também há em Humildes, e de igual forma temos atuado. Estamos bastante atentos a esses dois distritos, que são os mais próximos da sede de Feira de Santana e têm fronteira com a cidade. Já Maria Quitéria faz limita com a cidade, porém não tem as mesma problemáticas que agora estamos passando.

Operação Aurora

A Operação Aurora foi deflagrada na manhã da última terça-feira (15), em Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos, como também nos distritos de Humildes, Matinha e Maria Quitéria, em Feira de Santana, a fim de combater Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) por meio de abordagens a pessoas e veículos, em áreas identificadas pela reincidência desses crimes. A operação também incluiu ações de trânsito para intensificar a presença policial nos locais mais críticos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/