UPA Estadual realiza captação de córnea e renova esperança para pacientes em fila de espera

Saúde e Bem EstarDoador

UPA Estadual realiza captação de córnea e renova esperança para pacientes em fila de espera

Na Bahia, 1.647 pessoas estão atualmente na fila de espera por um transplante de córnea 

Foto: Divulgação

Feira de Santana Notícias 24h - Neste sábado, a UPA Estadual de Feira de Santana, sob nova gestão da Organização Social S3, realizou com sucesso uma captação de córnea. O doador foi um paciente do sexo masculino, de 70 anos, cujo gesto de solidariedade foi autorizado por seus filhos após acolhimento e abordagem conduzidos pela equipe de Serviço Social da unidade. Após a notificação do óbito e o consentimento da família, foi acionada a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) para realizar o procedimento.

Na Bahia, 1.647 pessoas estão atualmente na fila de espera por um transplante de córnea, de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes. Cada doação pode beneficiar até dois pacientes, trazendo de volta a visão e melhorando significativamente a qualidade de vida de quem espera por essa oportunidade.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Para a assistente social Jéssica Stafanny Silva, que conduziu o acolhimento da família, o momento foi marcante e reforça a importância do trabalho humanizado realizado na unidade. "Sabemos que é um momento de dor para a família, mas também é uma chance de levar esperança a outras pessoas. Foi muito gratificante perceber que conseguimos passar confiança para a família, que se sentiu acolhida por nós. A doação é um ato de amor que transforma vidas, e participar desse processo nos motiva a continuar conscientizando as famílias sobre a importância desse gesto", afirmou.

A captação de córneas é um procedimento breve, realizado por profissionais capacitados para garantir a preservação do tecido ocular até o momento do transplante. A retomada desse tipo de ação na UPA Estadual de Feira de Santana ressalta o compromisso da nova gestão em priorizar o cuidado humanizado e fortalecer a adesão às políticas de doação de órgãos no estado.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/