Uefs e Secretaria de Saúde realizam ação de vacinação para população em situação de rua em Feira de Santana
A ação faz parte de um programa de extensão acadêmica da Uefs
Feira de Santana Notícias 24h - Na manhã desta segunda-feira (25), na Praça da Matriz, no Centro de Feira de Santana, aconteceu uma ação de vacinação voltada para a população em situação de rua, um grupo considerado de extrema vulnerabilidade social e mais suscetível a doenças infectocontagiosas.
A iniciativa foi realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A professora Maria Yaná Silva, doutora em Saúde Pública pela Uefs, explicou que o acesso a essa população é particularmente desafiador, o que motivou a criação de estratégias específicas para protegê-los de diversas doenças.
"Além da população em situação de rua, também vacinamos a Polícia Militar e os trabalhadores da empresa Sustentare Saneamento, que realizam a coleta de lixo. Nessa ação, estamos oferecendo vacinas contra tétano, influenza, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. A estratégia de realizar a vacinação na Praça da Matriz foi pensada justamente porque muitos dessa população fazem suas refeições no Centro Social Monsenhor Jessé. A partir das 11 horas, eles começam a chegar aqui, e nós aproveitamos para conversar com eles, explicar a importância da vacinação e realizar a imunização. Essa abordagem permite que possamos alcançar esse público-alvo de forma eficaz e proteger suas vidas. Afinal, todos têm direito à saúde, e as populações vulneráveis precisam de acesso a esses serviços", afirmou a especialista.
Ela também destacou que a dificuldade de acesso a essa população contribui para a proliferação e agravamento de doenças.
"A vacinação é fundamental para a proteção contra doenças como hepatite, tétano, que podem ocorrer devido a ferimentos e influenza, o vírus da gripe. Por isso, estamos realizando essas ações, visando evitar a propagação dessas doenças entre a população em situação de rua."
A ação faz parte de um programa de extensão acadêmica da Uefs, voltado para a execução de atividades de vacinação como parte da formação dos estudantes da instituição.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.