Sobe para 6 número de casos confirmados de botulismo na Bahia
Desses, três pacientes permanecem hospitalizados, um já teve alta médica.
Subiu para seis o número de casos confirmados de botulismo na Bahia, em 2024. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica da Bahia, nesta quarta-feira (25). De acordo com órgão, o sexto caso estava sob investigação.
Segundo a Sesab, três pacientes acometidos pela doença permanecem hospitalizados, um já teve alta médica, e dois vieram a óbito. Em 2023, foram registrados dois casos confirmados.
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, informou que os casos estão sendo acompanhados e detalhou as ações que a secretaria vem realizando para monitorar o surto no estado.
"No processo de investigação que foi realizado através de prontuários, visitas e entrevistas com os pacientes, foi verificado que nos casos houve uma fonte comum de alimento", explicou a coordenadora.
Doença Rara
Ela também esclareceu o que é o botulismo, o conceito de surto e os cuidados essenciais para prevenir a contaminação, além de orientar sobre as medidas a serem tomadas em caso de suspeita.
"O botulismo é uma doença neuroparalítica, grave e rara. Não é contagiosa e é causada por uma toxina muito potente, produzida a partir de uma bactéria, então a gente precisa ficar atento ao conjunto de sinais. Normalmente, quando há uma ingestão de alimentos com essa toxina, a pessoa apresenta uma paralisia flácida, simétrica, ou seja, dos dois lados, descendente, e apresenta um nível de consciencia mantido, mas pode ter visão turva, queda da pálpebra, também boca seca, dificuldade de articular as palavras, de deglutir, aliados a outros sintomas neurológicos", esclareceu Eleuzina Falcão.
Em caso de suspeita é importante procurar as unidades de saúde, e as equipes estão preparadas para notificar e diagnosticar os casos.
Como evitar
"A gente sempre orienta o cuidado com relação ao consumo de produtos industrializados. Então, verificar prazo de validade, se esses produtos tem selo de certificação, se as latas não estão estufadas, se os vidros não estão embassados. É importante prestar atenção onde o alimento está sendo adquirido, se o produto não apresenta alguma caracteristica que chame a atenção, e os produtos que são reembalados, têm que apresentar a data de fabricação e validade também, porque não é incomum encontrarmos produtos somente com a proteção de filme sem nenhuma outra informação, orientou a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.
De acordo com Eleuzina, houve o registro de um óbito por botulismo em 2007 no estado da Bahia, era o único registro até então. Em 2023, tivemos dois casos confirmados em Feira de Santana.
"A Secretaria de Saúde tem trabalhado firmemente na vigilância dos casos, emitimos um alerta para toda a rede de serviço, e para o Ministério da Saúde, que também emitiu um alerta para o SIEVs e os núcleos de vigilância hospitalar, e temos acompanhado todos os casos, também fazendo a vigilância dos produtos", tranquilizou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.