Projeto da PM leva alegria e interação com cavalos a pacientes do HEC
Objetivo é aproximar os pacientes dos animais, levar mais alegria e apoio ao tratamento.
Cerca de 60 crianças, pacientes do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, tiveram um momento de descontração, suporte emocional e interação com cavalos, na manhã desta terça-feira (8), através da 3ª edição do projeto 'Alegria a Galope'. O objetivo da ação, coordenada pela Cavalaria da Polícia Militar, é aproximar os pacientes dos animais, levar mais alegria e apoio ao tratamento.
Em entrevista ao Folha do Estado, o coordenador do projeto Capitão PM Peleteiro explicou que a atividade assistida pode auxiliar na cura, uma vez que traz mais felicidade a pacientes, que muitas vezes estão internados por longos períodos em um ambiente frio como o hospitalar.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"O cavalo que cura e salva vidas, este é o animal que estamos trazendo ao hospital, com uma equipe de 10 policiais. Vamos conseguir trazer um pouco de felicidade para cerca de 60 crianças, algumas que estão acamadas já há algumas semanas ou dias, e a gente vai tirar esse paciente de dentro do hospital, que a gente sabe o ambiente pesado que é, e a gente vai tentar trazer para fora e incorporar o cavalo através de montaria, aproximação, do alisar, do carinho, então esse é nosso objetivo, trazer um dia de alegria para essas crianças."
Para ele, este tipo de ação é muito positivo e gratificante. "Não só para a equipe médica que observou a melhora no estímulo, melhora na recepção dos medicamentos, após essa recepção com o cavalo, e você acaba criando nessa criança uma sensação de respeito e vontade através desse método. Através de uma pesquisa que a gente fez na primeira edição, depois do projeto, a lida com a criança em seu leito foi muito mais tranquila, na recepção de medicamentos e absorção de alimentos."
Capitão PM Peleteiro ressaltou que os cavalos são muito bem treinados, assim como os policiais. "São animais selecionais a dedo. E existe o trato com o animal de limpeza. A gente antes de trazer para cá, fazemos toda a limpeza do animal, e trazemos animais limpos o máximo possível. O único objetivo da Polícia Militar é trazer um pouco de alegria para essas crianças. É um trabalho contínuo, já fomos em asilos, e estamos indo semana que vem em um instituto de crianças com câncer, e hoje estamos no HEC", informou.
Izane Andrade, gerente de enfermagem do HEC, comemora a parceria com a Polícia Militar.
"Temos um momento de descontração para as crianças. Vieram os animais, e a polícia dá todo o apoio. Eles vieram hoje com a Cavalaria. Então a gente desce as crianças que estão hospitalizadas, algumas com longa permanência. Nós temos pacientes da oncologia, que ficam um tempo muito grande aqui, e essas crianças têm esse momento de contato com a natureza, com os animais, e isso ajuda muito na recuperação, e ajuda a quebrar esse peso que é a hospitalização para uma criança", destacou a profissional.
O gerente operacional do HEC, Thiago Pionório, também confirmou que a interação com cavalos proporciona avanços ao tratamento com as crianças.
"Melhora o processo terapêutico e até as respostas ao tratamento, e a gente consegue planejar de acordo com a demanda. Essa ação faz parte do projeto de humanização do hospital e tem efeitos muito positivos na assistência ao paciente, mas também na resposta do hospital para com a sociedade e a comunidade que está inserido, onde não é só a questão da cura em si na resposta ao tratamento, mas sim a ressignificação da doença para o paciente e a família."
Mãe da pequena Aila Moraes Marques, Elizabeth Matos de Moraes parabenizou a iniciativa e se alegrou com a reação da filha. "Ela está amando, de lá de cima ela estava olhando e pedindo para descer. Ela está muito feliz e ver a felicidade dela é a minha."
Maria Aparecida das Neves Santos, que é mãe de Icaro dos Santos Reis, também elogiou a atividade promovida pela Cavalaria em parceria com o HEC. "Foi ótimo, maravilhoso, e ela deu até comida na boca do cavalo."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.