Programa de Saúde da Mulher deverá ofertar cirurgias bariátricas em Feira
Informação foi dada pelo prefeito Colbert Martins durante inauguração de Ambulatório de Saúde da Mulher
Feira de Santana Notícias 24h - Feira de Santana poderá ofertar em breve cirurgias bariátricas para mulheres que estão acima do peso e atendam aos critérios para o procedimento. A informação é do prefeito Colbert Martins Filho, durante a inauguração do novo Ambulatório de Especialidades de Saúde da Mulher Dra. Tânia Mota, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (13).
O equipamento está localizado na rua Caetité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro, e irá ofertar novos serviços totalmente gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de ginecologia e obstetrícia.
De acordo com o prefeito Colbert Martins, as cirurgias bariátricas serão ofertadas por meio da Fundação Hospitalar Inácia Pinta dos Santos, vinculada à prefeitura municipal através do Programa de Saúde da Mulher.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
"As cirurgias estão prontas para chegar. Eu lembrei hoje a Gilberte Lucas e à secretária (de Saúde, Cristiane Campos). Já tem uma verba de R$ 450 mil, que foi uma emenda do deputado Leo Prates, já tem uma equipe pronta, que é a mesma que faz em Salvador e que já realizou 1 mil cirurgias bariátricas, e aqui em Feira vamos fazer a seleção de mulheres, que deverão passar por um tratamento psicológico, todo um trabalho anterior, para que essa cirurgia seja feita."
Ele destacou que os procedimentos serão realizados através de laparoscopia, um procedimento moderno e minimamente invasivo, que não produz grandes cortes nas pacientes. "Esta é uma forma muito prática hoje. Elas irão acontecer no Hospital da Mulher e no futuro Hospital Municipal também."
Atendimento ampliado
Segundo a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o novo Ambulatório de Especialidades de Saúde da Mulher, inaugurado nesta sexta (13), deverá ampliar em cerca de 30% os atendimentos voltados para gestantes, bem como consultas e procedimentos ginecológicos para Feira de Santana e região.
"Nós fazíamos o atendimento no Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher, só que lá se tornou um espaço pequeno para a grande demanda e vários serviços a gente precisava ampliar, como pré-natal de alto risco, planejamento familiar, urogineco, climatério e vários outros atendimentos. Então este espaço é ideal, onde poderemos aumentar em 30% os atendimentos que a gente já oferta, e colocando novas especialidades, por exemplo, como o laboratório de endometriose", explicou Gilberte Lucas.
Com a inauguração do equipamento, segundo ela, será possível ampliar também a capacidade do ambulatório de pediatria do hospital.
"A gente vai ter mais salas para dar toda essa assistência, e a gente consegue ampliar o complexo materno-infantil e saúde da mulher para atender toda essa rede de Feira de Santana. Esse ambulatório faz parte da estrutura da Fundação Hospitalar e doutora Tânia Mota, mãe de doutor de Franscisco Mota, foi uma grande profissional médica, que atuou muitos anos em Feira de Santana, e com certeza essa é uma homenagem à altura."
"Minha mãe ficaria extremamente orgulhosa de ver um ambulatório como este na cidade dela, que ela tanto trabalhou. É um ambulatório para dar assistência total tanto da gestante como das consultas ginecológicas", acrescentou o diretor médico do Hospital da Mulher, doutor Francisco Mota.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.