Banco de Leite reforça pedido de doações para manter estoques neste final de ano
Atualmente o estoque de leite materno está baixo em relação à demanda.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, que administra a unidade materno-infantil, atualmente o estoque de leite materno está baixo em relação à demanda. Ela pediu que mais mães se tornem doadoras.
"Esse é um período em que a gente sempre está alertando e fazendo campanhas, porque é um período de férias. A partir de dezembro tem muitas festas e o número de doadoras cai. A gente já coloca aqui como parâmetro essa necessidade dos bebês que nascem prematuros e precisam do apoio do leite materno, e precisam dessas mães doadoras. Essas mães que têm alta, a gente sempre reforça com campanhas educativas para que elas sejam mães doadoras, e muitas já saem daqui cadastradas, porque têm muito leite materno e a gente faz a própria coleta em domicílio. O Banco de Leite vai até a residência e faz essa coleta com todos os cuidados e manejo essenciais. O quantitativo atualmente está baixo em relação à demanda, e precisamos de 40 mães doadoras ou mais, para equilibrar os estoques."
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do Hospitala da Mulher, informou que atualmente o Banco de Leite possui 211 litros de leite, o que daria para alimentar os bebês durante um tempo. No entanto, a quantidade pode diminuir consideravelmente durante o mês de dezembro.
"Pedimos às mães com leite excedente que entrem em contato conosco através 75 3602-7156, ela não precisa vir à unidade, nós vamos até a residência, pois trabalhamos em parceria com o Corpo de Bombeiros e temos uma equipe treinada, que vai à residência dessa mãe, faz o cadastro, orienta a coleta, e como guardar no congelador, e uma vez na semana a gente vai recolher esse leite", orientou.
Ela esclareceu ainda que a sazonalidade e o aumento dos casos de dengue não influenciam o processo de coleta.
"A dengue em si não diminui a produção da mulher e não impede que ela amamente ou doa, a não ser que esteja com muita dor nas articulações, e com isso pode não conseguir fazer a retirada do leite, mas não existe impedimento em doar. Inclusive esse leite passa por um teste de qualidade, é pasteurizado, em que a gente consegue 99% dos germes patogênicos. Quando a gente faz o cadastro dessas mães, entregamos o kit com máscara, touca e gorro. A única doença que impede a doação de leite são pacientes com HIV e HTLV."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.