Ação resgata autoestima de mulheres que tiveram câncer de mama
“Com Amor” lança luz e esperança na vida das mulheres
Após o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, algumas mulheres passam por mudanças físicas e emocionais que, na maioria das vezes, impactam a qualidade de vida e autoestima. Considerando as alterações e efeitos que esse mal pode causar, deve-se entender que o processo de reabilitação das pacientes é um dos momentos mais importantes para suas vidas.
Pensando nisso, a Lovely Hair, em parceria com as clínicas Tayla Santos e Amo, juntamente ao nutricionista oncologista Rodolfo Cerqueira e a enfermeira Lycia Bárbara, criou para o Outubro Rosa deste ano o projeto “Com Amor”, que tem como principal objetivo lançar luz e esperança sobre os desafios que se apresentam na vida de mulheres que perdem a identidade corporal e a autoestima no tratamento da doença.
A ideia surgiu da necessidade em ajudar pacientes na busca por uma nova autoaceitação. Com a ajuda das clínicas e de profissionais da área de saúde, a empresa chegou às pessoas certas que dariam início às atividades do projeto. As selecionadas receberam cápsulas vitamínicas que auxiliam na vida do cabelo, fortalecimento das unhas, saúde da pele e aumento da imunidade, além das consultas médicas e acompanhamento estético.
Lorena Soares, que teve o diagnóstico aos 35 anos, em 2019, sentiu, logo após as sessões de quimioterapia, a dor de perceber a autoestima se esvair rapidamente.
Ela perdeu cabelo, cílios e suas unhas ficaram escuras; se olhar no espelho começou a ser difícil. No entanto, com o passar do tempo, percebeu que aquela situação não precisava perdurar em sua vida. “A doença foi uma consequência da vida, e independente de qualquer coisa, eu estava lutando e vivendo. Eu fui percebendo que não tinha outra escolha, precisava me aceitar. Então, passei a usar maquiagem e criar um estilo para me achar bonita”, contou Soares, ressaltando que a esperança a ajudou no processo de uma nova autoaceitação.
Quase dois anos depois do diagnóstico, Luana, que recebeu durante o mês de outubro a atenção do projeto da marca especializada em suplementação vitamínica, comemora o crescimento dos fios e a melhora na aparência das unhas e da pele: “É uma alegria estar prendendo o cabelo pela primeira vez, depois de ter ficado careca. Não é o fim e a vida sempre nos dará oportunidades para recomeçar”.
A biomédica Tayla Santos, que aceitou o convite da Lovely Hair e cedeu tempo espaço para os cuidados de mulheres como Lorena, fala sobre como a aparência pode afetar a saúde mental de quem passa por processos agressivos de quimio e radioterapia. “Sabemos que a queda capilar, por exemplo, contribui muito para a autoestima da mulher. O cabelo é considerado a alma de uma mulher. Uma vez que ela o perde, devido aos tratamentos oncológicos, isso mexe muito com o emocional”. Tayla também agradece a oportunidade de fazer parte da ação: “Fiquei honrada desde o dia em que recebi o convite da Lovely Hair para fazer parte do projeto. É gratificante contribuir com a autoestima de mulheres que estão ou que já finalizaram o tratamento contra o câncer de mama”.
Vítor Magalhães Braga e Marcus Silva, sócios-proprietários da empresa, que se firma no mercado como uma solução eficaz no tratamento para cabelo, unha e pele, agradecem aos colaboradores da ação e alertam sobre a importância dos exames de autotoque e rotina. “Foi muito importante poder dar um pouco de amor para essas mulheres vencedoras. A mensagem que fica é que todas precisam se autoavaliar, procurar médicos, para que haja prevenção e tratamentos eficazes”, ressaltam os empresários.
A adoção de práticas de saúde e prevenção ajuda na detecção precoce e até reduz o risco de câncer de mama. Quem passou dos 40 anos, vale lembrar, precisa fazer o exame de mamografia anualmente. Autocuidado aumenta a qualidade de vida, além de ser um ato de amor a si.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.