Irmã de governador de Roraima é investigada suspeita de garimpo ilegal
Além de Vanda, outros parentes do gestor são alvos da PF
A irmã de Antonio Denarium (PP), governador de Roraima, Vanda Garcia de Almeida, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura uma quadrilha acusada de lavar dinheiro proveniente da extração ilegal de ouro. Além de Vanda, outros parentes do político estão entre os investigados.
A estimativa é de que o esquema tenha movimentado R$ 64 milhões em dois anos. Na ação foram encontradas cinco toneladas de cassiterita na casa de um dos alvos. A suspeita é de que o minério tenha sido extraído de forma ilegal na Terra Indígena Yanomami, que enfrenta uma crise humanitária.
"Suspeitos receberiam valores de diversos financiadores pelo Brasil e sacariam ou transfeririam os valores para pessoas e empresas no estado de Roraima, as quais seriam responsáveis pela compra de ouro ilegal", diz a polícia PF em nota.
De acordo com a PF, nesta sexta-feira (10) foram cumpridos cerca de oito mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens em Roraima e Pernambuco. Foram apreendidos ainda nove armas regulares e munições na residência de um investigado que tem registro colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC).
O grupo foi descoberto pela Polícia Rodoviária Federal durante uma operação.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.