Conselho da Sudene aprova Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste
31º encontro serviu ainda para discutir pautas estratégicas para região
O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se reuniu em Recife, e aprovou o Plano Regional de Desenvolvimento dos anos de 2024 a 2027. O Plano define as ações, estratégias, iniciativas, eixos e programas que devem ser prioridades nos próximos quatro anos no Nordeste. O 31º encontro do conselho serviu ainda para discutir outras pautas estratégicas para a região nordestina, a exemplo da comissão que define as diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional - FNE, em atividade neste ano.
Na ocasião, o novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que tomou posse na autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que integra o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, explicou que o PRDNE conta com 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e 23 ministérios parceiros. Segundo o superintendente, a carteira de projetos do plano elenca ações prioritárias apontadas por cada estado da área de abrangência da Sudene, a exemplo da proposta de ampliação e universalização de acesso à água, reestruturação de portos; Hub do Hidrogênio Verde, construção de distrito industrial para atração de empresas, ampliação da geração e distribuição de energia solar, duplicação de BRs e outras.
O secretário estadual do Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, esteve presente no evento, representando o governador Jerônimo Rodrigues. O líder da pasta destacou a importância do Conselho para o fortalecimento das ações que visam o desenvolvimento sustentável na região Nordeste, e a importância de compatibilizar a visão de futuro expressa nos Planos Plurianuais estaduais, que estão em fase elaboração, com o Plano de Desenvolvimento do Nordeste. "Sob a liderança do governador Jerônimo, estamos comprometidos no Governo da Bahia com a superação das desigualdades regionais, buscando sempre soluções inovadoras e alinhadas com as demandas e necessidades, especialmente, dos que mais precisam da atenção do poder público. Com planejamento, gestão estratégica e políticas públicas efetivas, conseguiremos construir um Nordeste ainda mais forte, próspero e inclusivo", defende o secretário.
PROJETOS BAIANOS
Entre os projetos estruturantes da Bahia selecionados para integrar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (2024-2027), nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento produtivo, educação e desenvolvimento social, alguns merecem destaque: requalificação da malha ferroviária (Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Ferrovia Centro Atlântica), duplicação e restauração da BR-242 (Trecho Barreiras/Luís Eduardo Magalhães), implantação do Porto Sul, extensão do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, Programa Bolsa Presença, expansão do Cinturão Digital do Nordeste (Projeto Rede Troncal), Canal do Sertão e implantação de barragens (Morrinhos, Rio da Caixa e do Sincorá).
Estiveram presentes na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene diversas autoridades, como Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional; Priscila Krause (vice-governadora de PE); Fátima Bezerra (governadora do RN); Elmano de Freitas (governador do CE); João Azevedo (governador da PB); Themístocles Filho (vice-governador do PI); Ronaldo Lessa (vice-governador de AL); Paulo Câmara (presidente do BNB); André Sampaio (representante da Confederação Nacional de Municípios); José Álvares Vieira (representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA); Raimundo Lopes Júnior (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI); Júlio Pinheiro (representante da Associação Brasileira de Municípios - ABM).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.