'Não foi fatalidade, foi negligência', afirma mãe de menina que morreu após cair em bueiro na Bahia

MunicípiosTragédia

'Não foi fatalidade, foi negligência', afirma mãe de menina que morreu após cair em bueiro na Bahia

Caso ocorreu em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Buscas pelo corpo da vítima duraram 48h. 

Foto: Arquivo Pessoal
A mãe da menina de 12 anos que morreu após cair em um bueiro em Dias D'Ávila, cidade na Região Metropolitana de Salvador, falou pela primeira vez sobre o caso neste sábado (7). Em entrevista exclusiva à TV Bahia, ela afirmou que a morte da filha não foi uma fatalidade, mas sim uma negligência da administração municipal.

"Aquilo não foi uma fatalidade, alguém foi culpado por aquilo ali, e foi uma vida que se foi. Eu poderia ficar calada, no meu cantinho, mas eu quero justiça. Foi negligência do órgão público da cidade, que no caso é a prefeitura, porque o que aconteceu com Amanda poderia acontecer com qualquer criança", afirmou Leiliane Teles

Ainda muito abalado com o ocorrido, Leilane também detalhou que a filha era uma menina doce e tímida, mas que, quando se tratava de algo que ela queria, Amanda era uma menina forte e dedicada. "Ela tinha o sonho de ser modelo para mudar a realidade da família", comentou.

Em nota, a prefeitura de Dias D'Ávila informou que um estudo de engenharia está sendo realizado no local do acidente e pontuou que tem mantido contato com os envolvidos para resolver a situação, mas não comentou o desabafo da mãe da menina.

Em nota enviada na época, a administração municipal informou que o bueiro seria fechado, mas detalhou quando. Neste sábado (7), o local seguia aberto.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O que diz a prefeitura

"A Prefeitura de Dias d'Ávila informa, por meio de sua assessoria de comunicação, que um estudo de engenharia detalhado sobre toda a rede pluvial na região onde ocorreu o acidente está em andamento.

A gestão municipal tem mando contato com a VLI, proprietária da linha férrea, e com a Embasa, que possui tubulação de esgoto junto à rede pluvial, buscando um esforço conjunto para resolver a situação de maneira definiva. Além disso, um laudo técnico está sendo elaborado pela Prefeitura, e será solicitada uma perícia técnica complementar para garantir que todas as soluções sejam implementadas com precisão e segurança.

Quanto à instalação da grade de proteção, a Prefeitura aguarda o posicionamento da Embasa para a rerada e o remanejamento da tubulação de esgoto existente na área. Tão logo essa etapa seja concluída, a gestão municipal adotará as medidas necessárias para viabilizar o fechamento do local de forma adequada e segura.

Estamos trabalhando de forma responsável e transparente, com prioridade máxima para evitar novos incidentes e proteger a vida de nossos cidadãos. As atualizações serão compartilhadas à medida que avançarmos com as ações".

Relembre o caso

O caso aconteceu no dia 27 de novembro, durante as fortes chuvas que atingiram Salvador e Região Metropolitana (RMS). Amanda tinha acabado de sair da escola e atravessava a Avenida Lauro de Freitas, em frente à instituição de ensino, quando aconteceu o acidente.

Uma câmera de segurança filmou o momento em que a adolescente desapareceu dentro d'água. Nas imagens, a menina tropeçou bem ao lado da "boca" do bueiro e, em seguida, caiu. O local estava inundado, o que fez com que a adolescente não visse o manilhamento. [Assista ao vídeo mais abaixo]

Ao longo do dia 27 de novembro, buscas foram feitas nas tubulações da região. Já no dia seguinte, a mochila da adolescente foi encontrada com ajuda de cães farejadores, a cerca de 2 km do local onde ela caiu.

O corpo de Amanda só foi encontrado 48h depois, em 29 de novembro, por equipes do Corpo de Bombeiros. A menina foi sepultada no dia 30. A despedida foi marcada por grande comoção de amigos e familiares. 


Fonte: g1 Bahia

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/