Festa de Santa Bárbara demonstra força do sincretismo religioso no turismo baiano

MunicípiosCelebrações

Festa de Santa Bárbara demonstra força do sincretismo religioso no turismo baiano

Em Salvador, após a missa, os fiéis seguiram em procissão pelo Centro Histórico. 

Fonte: Ascom/Setur-BA
Com alvorada de fogos de artifício, salva de clarins e missa campal em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário Pretos, nesta quarta-feira (4), no Largo do Pelourinho, em Salvador, as celebrações pelo Dia de Santa Bárbara abriram o calendário de festas populares da Bahia. Uma multidão de baianos e turistas tingiu de vermelho o espaço para reverenciar a padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados, que no candomblé corresponde à orixá Iansã, deusa dos ventos e das tempestades. Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pelo Centro Histórico.

"A homenagem a Santa Bárbara é sempre um momento especial de encontro, de fé, de resistência, de respeito e valorização da vida. Ela nos ajuda a entender o quanto a vida é importante e deve ser doada com amor", ressaltou o padre Lázaro Muniz, que celebrou a missa.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

As festividades tiveram o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com programação durante todo o dia, incluindo o tradicional caruru e apresentações musicais, em praças do Pelourinho.

"A festa é muito importante para o turismo, porque pessoas do Brasil e do exterior visitam a Bahia para participar dessa celebração. Impressionante como, em plena quarta-feira, o Centro Histórico esteja lotado, mostrando a força do sincretismo religioso baiano", completou o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.

A atriz Regina Casé, que possui ligações com a Bahia, esteve presente nas homenagens à Santa Bárbara. "Eu venho a todas as manifestações religiosas e culturais da Bahia, para agradecer tudo o que eu já recebi desse lugar e dos baianos", relatou.

"O mais interessante é a mistura do catolicismo com a religião de origem africana, que só a Bahia tem. Não dá para perder uma celebração como essa. Espero poder voltar todos os anos", comentou a turista Júlia Santos, de São Paulo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/