Papa Francisco pede cessar-fogo imediato em Gaza em mensagem de Páscoa
Mensagem do pontífice, de 88 anos, foi lida por um assessor enquanto ele acompanhava a cerimôni
Em uma breve aparição na sacada da Basílica de São Pedro neste domingo (20), o papa Francisco voltou a pedir um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. A mensagem do pontífice, de 88 anos, foi lida por um assessor enquanto ele acompanhava a cerimônia, ainda em recuperação de uma pneumonia.
Francisco não presidiu a missa de Páscoa no Vaticano por orientação médica, mas participou da tradicional bênção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo), na qual desejou uma boa Páscoa aos fiéis reunidos na praça.
Na mensagem, o papa classificou a situação humanitária no enclave palestino como "dramática e deplorável" e fez um apelo para que "as partes em conflito declarem um cessar-fogo, libertem os reféns e venham ajudar um povo faminto que aspira a um futuro de paz".
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O líder da Igreja Católica também pediu ao Hamas que liberte os reféns israelenses e condenou o crescimento do antissemitismo, que chamou de "preocupante". "Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino", dizia o texto.
O apelo ocorre em meio à continuidade da ofensiva militar de Israel na região. No sábado (19), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou ter ordenado ao Exército que intensifique a pressão sobre o Hamas, que havia rejeitado uma nova proposta israelense de trégua temporária.
O conflito foi deflagrado após o ataque do grupo palestino ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 mortos e resultou no sequestro de 251 pessoas. Desde então, mais de 51 mil palestinos morreram em Gaza, segundo autoridades de saúde locais.
Mais cedo neste domingo, o papa teve um breve encontro com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que visitava a Itália. Segundo o Vaticano, a reunião durou apenas alguns minutos, com troca de cumprimentos de Páscoa.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.